Pular para o conteúdo principal

Brasil e Arábia Saudita expandem negócios na Àrea de Defesa enquanto o ASTROS da Avibras destrói alvos em Exercício Militar

O Brasil foi protagonista de importantes atividades relacionadas com o setor de Defesa na Arábia Saudita, nos últimos dias. 

Em Rhiad, a capital do Reino, encontro empresarial reuniu uma comitiva de empresários brasileiros dos mais diversos setores  na Brazil Saudi Arabia Conference, promovida pelo grupo Líderes Empresariais (Lide), e a Câmara de Comércio Brasil Arábia Saudita.



Embraer quer Arábia Saudita como hub no Oriente Médio

Vice-presidente da companhia, Caetano Spuldaro Neto, falou sobre o potencial das tecnologias brasileiras no mercado árabe durante o Brazil Saudi Arabia Conference, realizado pelo LIDE, em Riyadh.

Cooperação tecnológica, oportunidade de desenvolvimento da indústria local de forma sustentável e acesso a novos mercados. Para o vice-presidente para Oriente Médio e Ásia-Pacífico da Embraer Defesa & Segurança, Caetano Spuldaro Neto, esses são os principais potenciais da relação entre o Brasil e a Arábia Saudita no setor aeronáutico. “Queremos transformar a Arábia Saudita em um hub da Embraer na região”, disse o executivo.

O vice-presidente da Embraer destacou, ainda, a oportunidade de trabalhar com empresas locais e com o governo saudita para desenvolver a cadeia de suprimentos local e o capital humano para que, no futuro, possa ser possível desenvolver também novas tecnologias de forma conjunta.

“No segmento de defesa, estamos trabalhando próximo às autoridades da Arábia Saudita para fomentar a oportunidade de aquisição da aeronave C-390 por parte da Força Aérea Real Saudita, o produto brasileiro mais inovador no segmento de transporte militar tático. A aeronave é capaz de carregar até 26 toneladas de carga, tem alto desempenho e baixo custo de operação. A aquisição pode gerar uma economia de US$ 2 bilhões para o país nos próximos 30 anos”, explicou.

ASTROS brilha em treinamento de guerra no deserto.

Produzido pela Avibras, o ASTROS, que realiza a saturação de área com foguetes e sub-munições, já está em uso com o Exército Saudita há pelo menos 35 anos, sendo um dos principais sistemas de armas operados no Reino.



O ASTROS participou do exercício militar Espada da Paz 12 (Exercício Saif Al Salam 12), na região norte do Reino. 


Esse é o maior exercício militar da Arábia Saudita, sendo realizado anualmente alternando as diferentes regiões, e contou com a participação das Forças Armadas, dos Ministérios do Interior e da Guarda Nacional, da Presidência de Segurança do Estado, além de diversos órgãos governamentais civis e militares.



A conclusão do exercício conjunto “Saif Al Salam 12” contou com a presença do Comandante das Forças Conjuntas, Tenente-General Mutlaq bin Salem Al Azima, do Chefe do Estado-Maior das Forças Navais, Tenente-General Fahd bin Abdullah Al Ghufaili , do Comandante da Força de Mísseis Estratégicos, Tenente-General Jarallah bin Muhammad Al Alawit, do Chefe do Estado-Maior das Forças Terrestres, Tenente-General Fahd bin Abdullah Al Mutair, do Comandante das Forças de Defesa Aérea, Tenente-General Mazyad bin Sulaiman Al Amro, e Sua Alteza Real o Príncipe, Tenente General Turki bin Bandar bin Abdulaziz, Comandante das Forças Aéreas, líderes dos setores militares e representantes dos ministérios e agências participantes no exercício.











O Major General Al-Balawi destacou que o exercício, que foi planejado e preparado pela Autoridade de Treinamento e Desenvolvimento das Forças Armadas durante os últimos dois anos, vem melhorar as capacidades abrangentes para planejar e implementar efetivamente operações conjuntas e alcançar o conceito de “abordagem abrangente” através da participação dos instrumentos das forças nacionais representadas por onze entidades de órgãos civis e militares representativos de vários sectores do Estado.

Balawi acrescentou que os esforços de planejamento e implementação do exercício basearam-se em tarefas conjuntas e incluíram guerras regulares e irregulares, enquanto o exercício testemunhou a implementação de uma série de missões na região Norte e na área de operações das regiões Ocidental e Oriental. 

Foram empregados diversos times em variadas missões, principalmente operações de informação e construção de um ambiente virtual para operações cibernéticas, operações de busca e salvamento, evacuação de vítimas, medicina de campo e operações contra armas de destruição em massa e contra as operações de sistemas não tripulados.








Fotos: Ministério da Defesa do Reino da Arábia Saudita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...