Pular para o conteúdo principal

Warble Fly: uma opção de loitering munition para o Brasil

A empresa polonesa MSP, fundada em 2001, oferece soluções tecnológicas inovadoras no segmento de veículos aéreos não tripulados qualificados entre 0,5 kg e 150 kg de peso.

Seu portfólio inclui, além de alvos aéreos a reação e a hélice para treinamento antiaéreo, as munições WARBLE FLY, conhecidas como loitering munitions.

Em sua versão portátil, são lançáveis de um tubo prontas para atacar diferentes alvos com rapidez e eficácia.












Trata-se de uma plataforma de combate leve com asas dobráveis ejetada de um tubo através de uma carga pirotécnica, e dotada com motorização elétrica.

A munição é guiada até o alvo por meio de um sistema que analisa as imagens produzidas por uma câmera instalada no nariz do aparelho.

O sistema pode ser armado com vários tipos de ogivas, incluindo as “termobáricas”, o que garante um efeito devastador contra veículos leves, tropas desprotegidas e pequenas fortificações/trincheiras.

A versão equipada com ogiva HEAT é especialmente indicada para atacar alvos com blindagem, especialmente a parte superior dos veículos.




















Indicada para uso por tropas de Forças Especiais, essas armas possuem um excelente tempo de resposta contra ameaças inopinadas, e tornam-se ainda mais letais quando atacam alvos de grande valor para o inimigo.

Flexibilidade de Emprego

O Warble Fly, além do seu emprego pela infantaria na versão lançável de um tubo, já foi integrado a um Veículo Terrestre Não Tripulado (UGV) Agema do Grupo Milanion.

Esta integração sublinha a versatilidade do Warble Fly, capaz de ser lançado a partir de plataformas terrestres e marítimas e concebido para suportar uma variedade de perfis de missão, incluindo ataque de precisão.











O design do Warble Fly permite que ele opere efetivamente em altitudes que variam de 120 a 250 metros acima do nível do solo, com teto de serviço de até 2.000 metros acima do nível médio do mar.

Com suas dimensões compactas e peso moderado, permite maior manobrabilidade e discrição.

A munição tem um alcance efetivo de até 10 km, se for usada uma antena de alcance estendido, e a energia disponível na sua bateria embarcada pode manter o Warble Fly em voo por até 25 minutos.



A velocidade de cruzeiro é de 90 km/h, com capacidade de acelerar até 150 km/h durante ataques, operando de forma eficiente em uma altitude operacional inferior a 500 metros.

Seu sistema de controle de tiro é baseado em um tablet intuitivo, equipado com um planejador de missão e um recurso de toque no alvo (na tela).

Uma característica fundamental desta munição é a flexibilidade de carga útil. 

Pode ser equipado com diversos tipos de cabeças militares para atender necessidades específicas: fragmentação altamente explosiva, versões antitanque (HEAT), termobáricas e inertes para treinamento.













Isso permite que o Warble Fly se adapte a vários cenários operacionais. 

Ele também pode realizar ataques de precisão guiado por sistemas EO/IR intercambiáveis.

Os operadores podem cancelar um ataque a qualquer momento, tendo assim controle total sobre a operação e reduzindo o risco de danos colaterais. 

A recuperação é assegurada por paraquedas, permitindo a reutilização segura da munição se necessário.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹: 𝘨

ADEREX AERONAVAL 2021