A empresa polonesa MSP, fundada em 2001, oferece soluções tecnológicas inovadoras no segmento de veículos aéreos não tripulados qualificados entre 0,5 kg e 150 kg de peso.
Seu portfólio inclui, além de alvos aéreos a reação e a hélice para treinamento antiaéreo, as munições WARBLE FLY, conhecidas como loitering munitions.
Em sua versão portátil, são lançáveis de um tubo prontas para atacar diferentes alvos com rapidez e eficácia.
Trata-se de uma plataforma de combate leve com asas dobráveis ejetada de um tubo através de uma carga pirotécnica, e dotada com motorização elétrica.
A munição é guiada até o alvo por meio de um sistema que analisa as imagens produzidas por uma câmera instalada no nariz do aparelho.
O sistema pode ser armado com vários tipos de ogivas, incluindo as “termobáricas”, o que garante um efeito devastador contra veículos leves, tropas desprotegidas e pequenas fortificações/trincheiras.
A versão equipada com ogiva HEAT é especialmente indicada para atacar alvos com blindagem, especialmente a parte superior dos veículos.
Indicada
para uso por tropas de Forças Especiais, essas armas possuem um excelente tempo
de resposta contra ameaças inopinadas, e tornam-se ainda mais letais quando atacam
alvos de grande valor para o inimigo.
Flexibilidade de Emprego
O Warble Fly, além do seu emprego pela infantaria na versão lançável de um tubo, já foi integrado a um Veículo Terrestre Não Tripulado (UGV) Agema do Grupo Milanion.
Esta integração sublinha a versatilidade do Warble Fly, capaz de ser lançado a partir de plataformas terrestres e marítimas e concebido para suportar uma variedade de perfis de missão, incluindo ataque de precisão.
O
design do Warble Fly permite que ele opere efetivamente em altitudes que variam
de 120 a 250 metros acima do nível do solo, com teto de serviço de até 2.000
metros acima do nível médio do mar.
Com suas dimensões compactas e peso moderado, permite maior manobrabilidade e discrição.
A munição tem um alcance efetivo de até 10 km, se for usada uma antena de alcance estendido, e a energia disponível na sua bateria embarcada pode manter o Warble Fly em voo por até 25 minutos.
A velocidade de cruzeiro é de 90 km/h, com capacidade de acelerar até 150 km/h durante ataques, operando de forma eficiente em uma altitude operacional inferior a 500 metros.
Seu sistema de controle de tiro é baseado em um tablet intuitivo, equipado com um planejador de missão e um recurso de toque no alvo (na tela).
Uma característica fundamental desta munição é a flexibilidade de carga útil.
Pode ser equipado com diversos tipos de cabeças militares para atender necessidades específicas: fragmentação altamente explosiva, versões antitanque (HEAT), termobáricas e inertes para treinamento.
Isso permite que o Warble Fly se adapte a vários cenários operacionais.
Ele também pode
realizar ataques de precisão guiado por sistemas EO/IR intercambiáveis.
Os operadores podem cancelar um ataque a qualquer momento, tendo assim controle total sobre a operação e reduzindo o risco de danos colaterais.
A recuperação é assegurada por paraquedas, permitindo a reutilização segura da munição se necessário.
Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!