Pular para o conteúdo principal

E, mais uma vez, estão "vendendo" F-16 para a Força Aérea Brasileira

 Em maio de 2002, na esteira do anúncio da compra de caças F-16 pelo Chile, diversas mídias noticiavam a oferta do Viper também para o Brasil.

Em maio de 2002, na esteira do anúncio da compra de caças F-16 pelo Chile, diversas mídias noticiavam a oferta do Viper também para o Brasil. 

Na época, isso foi anunciado como o "primeiro negócio de venda dessa arma na América do Sul - no caso, do míssil AMRAAM".



22 anos depois, o Chile continua um feliz usuário de caças F-16 da versão MLU e da mais nova Block 60, incluindo com o emprego de mísseis AMRAAM, exibidos recentemente em vídeo mostrando esses jatos voando patrulhando as fronteiras do País, a Argentina fechou a compra, depois de longo e sofrido processo de "parto", de 24 desses aviões, e o Brasil não só ainda está voando F-5EM/FM modernizado que já está ficando obsoleto de novo, como vai desativar seus AMX de vez.

Para completar o cenário, e por uma série de motivos, em 10 anos de Programa Gripen no Brasil (36 aviões), existem sete aeronaves entregues (sendo uma protótipo de desenvolvimento), três na linha de produção aberta no Brasil e outras em produção na Suécia.



E, mais uma vez, estão "vendendo" F-16 para a Força Aérea Brasileira. 

Esse é um tema flutuante, pois fica entre "isso não existe" e "pode acontecer a qualquer momento", voltando em ciclos espasmódicos, especialmente e coincidentemente quando o Programa Gripen Brasileiro alcança algum marco importante.

Coincidentemente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021