Pular para o conteúdo principal

Navios Caça Minas Costeiros de nova geração para a Marinha Italiana: Intermarine, Leonardo e NAVARM assinam contrato.

Intermarine (grupo IMMSI) e Leonardo: contrato assinado com NAVARM para fornecimento de caçadores de minas costeiros de nova geração para a Marinha Italiana.

A Intermarine SpA (IMMSI Industrial Group – IMS.MI) e a Leonardo Spa (LDO.MI) assinaram - sob a forma de Agrupamento Empresarial Temporário - com a NAVARM - Direcção de Armamento Naval da Secretaria Geral de Defesa e Direcção Nacional de Armamento, um contrato para o fornecimento de unidades navais para busca e desminagem - New Generation Coastal Minehunters (CNG/C) e apoio logístico integrado relacionado, no valor de 1,6 bilhão para a construção de 5 unidades e aproximadamente 1 bilhão em opções para conclusão do programa.



No que se refere à “parcela” básica, a participação da Intermarine é de 1,165 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 73% e a da Leonardo é de 0,430 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 27% . 


Uma distribuição semelhante também se aplica às “parcelas” opcionais. 


A Intermarine terá a função de agente, será a autoridade de projeto das Unidades Navais e fornecerá o sistema de plataforma; Leonardo tem o papel de principal, autoridade de design e fornecedor do sistema de combate.


O contrato hoje assinado é o resultado de um percurso caracterizado por importantes investimentos em atividades de I&D em novos materiais e tecnologias de produção inovadoras e de ponta. Em particular, surge na sequência de uma intensa atividade de estudos preliminares realizados relativamente ao contrato assinado em 2021 entre a Intermarine e a NAVARM centrados em “Estudos de redução de riscos e definição do projeto da Unidade GNC”.

O lançamento do programa permitirá à Marinha Italiana equipar-se com caçadores de minas altamente inovadores que, graças às mais modernas técnicas de construção e soluções avançadas de sistemas de combate capazes de garantir um elevado nível de integração e automatização das operações, representarão uma experiência única a nível mundial para expressou capacidades operacionais e tecnologias de ponta no setor especializado de ativos para controle, defesa do fundo marinho e infraestruturas subaquáticas críticas.

O programa responde à necessidade de renovação da Componente Nacional de Contramedidas contra Minas num momento histórico caracterizado por crescentes tensões internacionais e pelas crescentes ameaças colocadas na dimensão marítima, acima e abaixo da superfície, como evidenciado pelos recentes conflitos em curso nas áreas de interesse estratégico nacional (Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Mar Vermelho, Golfo Pérsico e Mar Báltico). 

Os Caçadores de Minas Costeiros de Nova Geração, graças às características exclusivas dos cascos (resistência aos choques gerados pelas explosões subaquáticas e baixa assinatura magneto-acústica) aos quais se soma o potencial operacional oferecido pelas mais modernas tecnologias de sistemas de combate - como sonar e comando e o controlo multidomínio, incluindo a gestão integrada de veículos não tripulados - serão capazes de realizar um amplo espectro de missões. Entre estas, a desminagem de áreas minadas e as chamadas operações de vigilância dos fundos marinhos para o controlo e protecção de infra-estruturas subaquáticas críticas (ou seja, oleodutos e gasodutos e redes de dados marítimos) e a protecção do património cultural e do ambiente marinho .

Com comprimento aproximado de 63 metros e deslocamento aproximado de 1.300 toneladas, os GNV/Cs se destacarão pela capacidade de realizar operações de recuperação, operando em campos potencialmente minados, garantindo a segurança das tripulações, utilizando diversos tipos de veículos autônomos como multiplicadores de eficácia e melhoria das capacidades de descoberta e defesa.

As CNG/C, pelas suas características técnicas e operacionais, serão as Unidades de Contramedidas contra Minas mais inovadoras do mundo, reafirmando o papel da Itália como país líder do ponto de vista tecnológico e doutrinário no setor da Guerra contra Minas e da Dimensão Subaquática . Num contexto internacional em que todas as marinhas da NATO e os países mais avançados devem renovar as suas frotas de caçadores de minas convencionais, o programa CNG representará, sem dúvida, uma mudança de jogo, uma fonte de interesse e potencial para atividades de exportação e cooperação internacional.

As unidades navais serão produzidas nos estaleiros da Intermarine em Sarzana (La Spezia), com implicações significativas no emprego e que implicarão um aumento significativo do quadro de pessoal da empresa. Todo o sistema de combate, composto pelo sistema de comando e controle ciber-resiliente SADOC 4, radar avançado e sensores eletro-ópticos, um novo sonar de banda larga com capacidade de detecção e classificação de minas, bem como uma largura de banda multicomunicações integrada e link de dados para assegurar o nível mais elevado e mais eficaz de interoperabilidade, será produzido e fornecido pela Leonardo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...