Pular para o conteúdo principal

Navios Caça Minas Costeiros de nova geração para a Marinha Italiana: Intermarine, Leonardo e NAVARM assinam contrato.

Intermarine (grupo IMMSI) e Leonardo: contrato assinado com NAVARM para fornecimento de caçadores de minas costeiros de nova geração para a Marinha Italiana.

A Intermarine SpA (IMMSI Industrial Group – IMS.MI) e a Leonardo Spa (LDO.MI) assinaram - sob a forma de Agrupamento Empresarial Temporário - com a NAVARM - Direcção de Armamento Naval da Secretaria Geral de Defesa e Direcção Nacional de Armamento, um contrato para o fornecimento de unidades navais para busca e desminagem - New Generation Coastal Minehunters (CNG/C) e apoio logístico integrado relacionado, no valor de 1,6 bilhão para a construção de 5 unidades e aproximadamente 1 bilhão em opções para conclusão do programa.



No que se refere à “parcela” básica, a participação da Intermarine é de 1,165 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 73% e a da Leonardo é de 0,430 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 27% . 


Uma distribuição semelhante também se aplica às “parcelas” opcionais. 


A Intermarine terá a função de agente, será a autoridade de projeto das Unidades Navais e fornecerá o sistema de plataforma; Leonardo tem o papel de principal, autoridade de design e fornecedor do sistema de combate.


O contrato hoje assinado é o resultado de um percurso caracterizado por importantes investimentos em atividades de I&D em novos materiais e tecnologias de produção inovadoras e de ponta. Em particular, surge na sequência de uma intensa atividade de estudos preliminares realizados relativamente ao contrato assinado em 2021 entre a Intermarine e a NAVARM centrados em “Estudos de redução de riscos e definição do projeto da Unidade GNC”.

O lançamento do programa permitirá à Marinha Italiana equipar-se com caçadores de minas altamente inovadores que, graças às mais modernas técnicas de construção e soluções avançadas de sistemas de combate capazes de garantir um elevado nível de integração e automatização das operações, representarão uma experiência única a nível mundial para expressou capacidades operacionais e tecnologias de ponta no setor especializado de ativos para controle, defesa do fundo marinho e infraestruturas subaquáticas críticas.

O programa responde à necessidade de renovação da Componente Nacional de Contramedidas contra Minas num momento histórico caracterizado por crescentes tensões internacionais e pelas crescentes ameaças colocadas na dimensão marítima, acima e abaixo da superfície, como evidenciado pelos recentes conflitos em curso nas áreas de interesse estratégico nacional (Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Mar Vermelho, Golfo Pérsico e Mar Báltico). 

Os Caçadores de Minas Costeiros de Nova Geração, graças às características exclusivas dos cascos (resistência aos choques gerados pelas explosões subaquáticas e baixa assinatura magneto-acústica) aos quais se soma o potencial operacional oferecido pelas mais modernas tecnologias de sistemas de combate - como sonar e comando e o controlo multidomínio, incluindo a gestão integrada de veículos não tripulados - serão capazes de realizar um amplo espectro de missões. Entre estas, a desminagem de áreas minadas e as chamadas operações de vigilância dos fundos marinhos para o controlo e protecção de infra-estruturas subaquáticas críticas (ou seja, oleodutos e gasodutos e redes de dados marítimos) e a protecção do património cultural e do ambiente marinho .

Com comprimento aproximado de 63 metros e deslocamento aproximado de 1.300 toneladas, os GNV/Cs se destacarão pela capacidade de realizar operações de recuperação, operando em campos potencialmente minados, garantindo a segurança das tripulações, utilizando diversos tipos de veículos autônomos como multiplicadores de eficácia e melhoria das capacidades de descoberta e defesa.

As CNG/C, pelas suas características técnicas e operacionais, serão as Unidades de Contramedidas contra Minas mais inovadoras do mundo, reafirmando o papel da Itália como país líder do ponto de vista tecnológico e doutrinário no setor da Guerra contra Minas e da Dimensão Subaquática . Num contexto internacional em que todas as marinhas da NATO e os países mais avançados devem renovar as suas frotas de caçadores de minas convencionais, o programa CNG representará, sem dúvida, uma mudança de jogo, uma fonte de interesse e potencial para atividades de exportação e cooperação internacional.

As unidades navais serão produzidas nos estaleiros da Intermarine em Sarzana (La Spezia), com implicações significativas no emprego e que implicarão um aumento significativo do quadro de pessoal da empresa. Todo o sistema de combate, composto pelo sistema de comando e controle ciber-resiliente SADOC 4, radar avançado e sensores eletro-ópticos, um novo sonar de banda larga com capacidade de detecção e classificação de minas, bem como uma largura de banda multicomunicações integrada e link de dados para assegurar o nível mais elevado e mais eficaz de interoperabilidade, será produzido e fornecido pela Leonardo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

ADEREX AERONAVAL 2021

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹: 𝘨