Pular para o conteúdo principal

Combo tecnológico moderniza aeronaves, garante maior conforto no voo e aumento da vida útil de frota


Soluções da Honeywell, que vão dos controles do cockpit ao software, garantem atualização que proporciona qualidade para pilotos e tripulação com voos mais suaves

 Aeronaves são, para além de bens duráveis, um investimento já que a vida útil pode ser de até três décadas. Para que o uso prolongado seja possível, as ações adotadas pelos proprietários das frotas vão além da manutenção até a atualização de peças e componentes em busca de recursos que podem fazer os voos mais suaves e seguros.


Divulgação/ Honeywell
Combo tecnológico moderniza aeronaves, garante maior conforto no voo e aumento da vida útil de frota


Itens que melhoram o conforto visual do piloto, que ampliam a consciência situacional durante o voo e acesso a mapas detalhados, novos sistemas de radares metereológicos são alguns exemplos de melhorias que vêm com atualizações e que refletem diretamente na qualidade do voo para tripulação e passageiros. No entanto, a decisão sobre o que atualizar em uma aeronave é realizada em um trabalho personalizado, que requer uma análise sob medida para aquela aeronave a ser modernizada.

A Honeywell (NASDAQ: HON), companhia que é referência em soluções tecnológicas para a indústria aeronáutica, está na vanguarda desse movimento que prolonga a vida útil das aeronaves. Um time especializado nesta consultoria aproveita momentos como a Labace, feira de aviação que vai de 6 a 8 de agosto no aeroporto de Congonhas em São Paulo, para entender as expectativas de clientes e proprietários de frotas que querem discutir o que pode ser feito em cada caso.

O Gerente Regional de Vendas da Honeywell para o mercado de aviação executiva na América do Sul, José Vinicius, explica que esta conversa surge no cockpit, falando sobre o dia a dia dos pilotos e proprietários da frota.

“Podemos ajudá-los a voar de forma mais eficiente e confortável, reduzindo os custos de manutenção e operação. Minha responsabilidade é fornecer aos nossos clientes soluções focadas em melhorar o desempenho e a funcionalidade das aeronaves.” 

Divulgação/ Honeywell
A partir da esquerda: Claudia Rossin (Grupo CB); Jose Vinicius Martins (Honeywell); Michael Klein (CEO do Grupo CB); Flavio Franchi (Grupo CB) e Ricardo Lucas (Bombardier)


Expertise para ser fluente no idioma ‘Avionês’

Entender onde uma aeronave pode ganhar eficiência requer um nível avançado de conhecimento técnico do mercado. O projeto mais recente em que José Vinicius atuou foi em uma aeronave modelo Global Express da Bombardier pertencente ao empresário Michael Klein, um dos principais nomes do varejo brasileiro. 

“Cuidar de um bem como um avião significa estar sempre atento ao investimento feito, com atualizações que ajudem a prolongar de forma eficiente a vida da aeronave. É preciso utilizar recursos com sabedoria, pensando em conforto, segurança e também em eficiência”, comenta Michael Klein.

Nesta aeronave, foi realizada a instalação de novos painéis LCD DU-875, instalação de um novo software de navegação que é chamado de PEAF - Primus Elite Advanced Features e um novo painel touchscreen de FMS CDU-830, que levaram o Global Express a um nível totalmente novo. O DU-875 PEAF é uma grande evolução tecnológica para todo o sistema de navegação, com painéis cristal líquido que substitui os painéis de tubos de raios catódicos (CRTs) do DU-870, além de contar com a inclusão das cartas de navegação, visão 3D (SVS – Synthetic Vision), entre outras novas funcionalidades. Isso não apenas melhora o conforto visual dos pilotos com maior brilho e definição de imagem, mas também aumenta a consciência situacional durante o voo. Os pilotos agora terão acesso a mapas detalhados, equipamentos de visão aprimorada, além de mapas meteorológicos, câmeras, checklists, páginas de manutenção e outras opções.

“Em grande parte do mundo, é necessário ter um sistema avançado de comunicação e navegação na aeronave, e não apenas a capacidade de estabelecer comunicação por voz. Essas atualizações garantem que podemos operar internacionalmente em qualquer lugar do mundo aonde formos de forma eficaz, segura e confortável”, explica o piloto chefe Flavio Franchi.

Com a atualização para o DU-875, o cockpit funcionará de forma mais silenciosa e fria, e não há necessidade de treinamento para os pilotos, já que os formatos de exibição atuais, símbolos e codificação de cores permanecem os mesmos.

O CDU-830 também é uma atualização plug-and-play, mas ainda assim um grande avanço tecnológico para o sistema de navegação. Ele melhora muito a comunicação com a torre de controle e oferece uma tela touchscreen de ultra resolução que é mais leve, e que reduz o peso total da aeronave.

Além disso, o novo sistema de radar meteorológico RDR-7000 é outro exemplo de atualização que também será feito na aeronave Global Express da Bombardier. Este sistema é totalmente automatizado e permite a flexibilidade em ativar remotamente recursos avançados de software para fornecer a visão mais clara das condições climáticas nas rotas. Isso o torna mais confiável, preciso e com maior durabilidade, contribuindo para a redução dos custos operacionais e manutenção.

A tecnologia avançada de voo também apoia o recente alinhamento do portfólio da Honeywell, que inclui as áreas futuro da aviação e automação como megatendências. Ao lado da transição energética, estas áreas devem ser responsáveis por grandes movimentações econômicas nos próximos anos.


Divulgação/ Honeywell
Combo tecnológico moderniza aeronaves, garante maior conforto no voo e aumento da vida útil de frota

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...