Pular para o conteúdo principal

Radar M200 operacional na Cruzex 2024: CTEx, IME e Embraer trabalhando no desenvolvimento da Defesa Antiaérea brasileira

O Instituto Militar de Engenharia (IME), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro (EB) se fará presente durante o Exercício Cruzeiro do Sul 2024 (Cruzex 2024) trabalhando na operação de um radar que está sendo desenvolvido em parceria com a Embraer, o SABER M200 VIGILANTE/MMequipamento destinado a compor Sistemas de Defesa Antiaérea de Média Altura.

SABER M200 VIGILANTE/MM é um radar de vigilância de médio alcance para defesa antiaérea, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) para atender às necessidades do Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea.


A Cruzex 2024 terá um forte componente tecnológico, aumentando o desafio e o realismo das operações aéreas. Firma: Caiafamaster


SABER M200 VIGILANTE/MM é um radar de vigilância de médio alcance para defesa antiaérea, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) para atender às necessidades do Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea.

Será uma oportunidade perfeita para testar as capacidades já homologadas do radar contra aeronaves de combate modernas em um cenário defensivo contra atacantes altamente velozes e armados com sistemas stand-off de grande alcance, o que dificulta ainda mais o trabalho do radar SABER M200 MM.

Os testes irão permitir verificar a capacidade do sistema na detecção de múltiplos alvos em diferentes altitudes, velocidades, direções e proas, separar esses alvos entre os amigos (blue) e os inimigos (red) usando tecnologia identification friend or foe (IFF), e também prover soluções de tiro para baterias de mísseis superfície-ar (simuladas), além de vetorar os caças da defesa aérea para enfrentarem as ameaças detectadas.


Características do SABER M200 MM

SABER M200 VIGILANTE/MM também deverá atuar integrado aos Eco-99 e R-99 do Esquadrão Guardião, recentemente modernizados, garantindo uma perfeita integração solo-ar de sensores defensivos/ofensivos, dependendo do tipo de missão a ser voada.

Como se trata de um alvo de extremo valor para o exercício (VHA), ataques de forças especiais inimigas infiltradas pelo ar são esperados, o que significa o emprego de forças especiais amigas que deverão proteger esses radares.

Certamente, esta será a mais tecnológica edição da CRUZEX, com o debut do SABER M200 VIGILANTE/MM em exercícios operacionais, a performance dos caças F.39E Gripen em combates ar-ar BVR, apoiados pelos inestimáveis F-5EM/FM, e o grande "adversário" para todos, o caça pesado Boeing F-15C Eagle e seu radar de longo alcance multifunção. 


A versão sobre caminhão WW deverá ser empregada na Cruzex 2024, já que pode ser transportada pelo KC-390

A quantidade e qualidade dos dados a serem recolhidos dessas experiências será extremamente importante para a Embraer Defesa e Segurança e para o Exército Brasileiro, em conjunto com a Força Aérea Brasileira.

Tecnologia 100% Brasileira 

Composto por dois radares com funcionamentos independentes: um primário (Radar P200) e um secundário (Radar S200D), o SABER M200MM é um radar definido por software que pode desempenhar diversas funções:

  • Busca e vigilância
  • Direção de tiro
  • Controle de tráfego aéreo

Desenvolvido inteiramente no Brasil, emprega tecnologias avançadas que lhe conferem características únicas:

  • Varredura eletrônica ativa por matriz de fases;
  • Arranjo de antenas;
  • Digital Beamforming;
  • Operação em Banda S
  • Hardware modular;
  • Alto grau de imunidade à guerra eletrônica;
  • Formas de onda programáveis;
  • Transportável em veículos terrestres, marítimos e aéreos, compatíveis com containers de 20 pés.


O emprego do SABER M200 VIGILANTE/MM amplia consideravelmente a cobertura de Defesa Aérea e Antiaérea, complicando as missões dos atacantes e aumentando as chances das defesas.

Sua ficha técnica também apresenta capacidades importantes:

Alcance máximo:200Nm (milhas náuticas)
Tecnologia:Monopulso com eliminação de garbling, respostas assíncronas e FRUIT
Modos de funcionamento:Comercial: 1,2,3/ A, C, S
Militar: 4
Acuidade:Azimute: 0,06º
Alcance: 30m
 
Características Técnicas Previstas para o Radar P200
Alcance máximo:200Km
Teto máximo:15Km
Ângulo de abertura vertical do feixe:70º
Tempo de atualização de alvos mínima:1s
Capacidade de separação de alvos:20m
Número máximo de alvos para acompanhamento:200



Comentários

  1. Anônimo11:43 PM

    Caiafa , esse é aquele Radar que muitos achavam que o projeto tinha sido cancelado ou realmente é o SABER M200 Multimissão maior que estava em desenvolvimento , pq se for o que já existe ele ja foi testado e em aeroporto em Manaus se não me engano .Como os radares são parecidos posso estar me confundindo kkk

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:52 PM

    Ótima oportunidades...testar ele em cima do F15. Muito inteligente

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:55 PM

    Caiafa, sabe dizer se existe mais de um M200??? Ou ficou só no filho único mesmo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹: 𝘨

ADEREX AERONAVAL 2021