Pular para o conteúdo principal

Radar M200 operacional na Cruzex 2024: CTEx, IME e Embraer trabalhando no desenvolvimento da Defesa Antiaérea brasileira

O Instituto Militar de Engenharia (IME), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro (EB) se fará presente durante o Exercício Cruzeiro do Sul 2024 (Cruzex 2024) trabalhando na operação de um radar que está sendo desenvolvido em parceria com a Embraer, o SABER M200 VIGILANTE/MMequipamento destinado a compor Sistemas de Defesa Antiaérea de Média Altura.

SABER M200 VIGILANTE/MM é um radar de vigilância de médio alcance para defesa antiaérea, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) para atender às necessidades do Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea.


A Cruzex 2024 terá um forte componente tecnológico, aumentando o desafio e o realismo das operações aéreas. Firma: Caiafamaster


SABER M200 VIGILANTE/MM é um radar de vigilância de médio alcance para defesa antiaérea, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) para atender às necessidades do Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea.

Será uma oportunidade perfeita para testar as capacidades já homologadas do radar contra aeronaves de combate modernas em um cenário defensivo contra atacantes altamente velozes e armados com sistemas stand-off de grande alcance, o que dificulta ainda mais o trabalho do radar SABER M200 MM.

Os testes irão permitir verificar a capacidade do sistema na detecção de múltiplos alvos em diferentes altitudes, velocidades, direções e proas, separar esses alvos entre os amigos (blue) e os inimigos (red) usando tecnologia identification friend or foe (IFF), e também prover soluções de tiro para baterias de mísseis superfície-ar (simuladas), além de vetorar os caças da defesa aérea para enfrentarem as ameaças detectadas.


Características do SABER M200 MM

SABER M200 VIGILANTE/MM também deverá atuar integrado aos Eco-99 e R-99 do Esquadrão Guardião, recentemente modernizados, garantindo uma perfeita integração solo-ar de sensores defensivos/ofensivos, dependendo do tipo de missão a ser voada.

Como se trata de um alvo de extremo valor para o exercício (VHA), ataques de forças especiais inimigas infiltradas pelo ar são esperados, o que significa o emprego de forças especiais amigas que deverão proteger esses radares.

Certamente, esta será a mais tecnológica edição da CRUZEX, com o debut do SABER M200 VIGILANTE/MM em exercícios operacionais, a performance dos caças F.39E Gripen em combates ar-ar BVR, apoiados pelos inestimáveis F-5EM/FM, e o grande "adversário" para todos, o caça pesado Boeing F-15C Eagle e seu radar de longo alcance multifunção. 


A versão sobre caminhão WW deverá ser empregada na Cruzex 2024, já que pode ser transportada pelo KC-390

A quantidade e qualidade dos dados a serem recolhidos dessas experiências será extremamente importante para a Embraer Defesa e Segurança e para o Exército Brasileiro, em conjunto com a Força Aérea Brasileira.

Tecnologia 100% Brasileira 

Composto por dois radares com funcionamentos independentes: um primário (Radar P200) e um secundário (Radar S200D), o SABER M200MM é um radar definido por software que pode desempenhar diversas funções:

  • Busca e vigilância
  • Direção de tiro
  • Controle de tráfego aéreo

Desenvolvido inteiramente no Brasil, emprega tecnologias avançadas que lhe conferem características únicas:

  • Varredura eletrônica ativa por matriz de fases;
  • Arranjo de antenas;
  • Digital Beamforming;
  • Operação em Banda S
  • Hardware modular;
  • Alto grau de imunidade à guerra eletrônica;
  • Formas de onda programáveis;
  • Transportável em veículos terrestres, marítimos e aéreos, compatíveis com containers de 20 pés.


O emprego do SABER M200 VIGILANTE/MM amplia consideravelmente a cobertura de Defesa Aérea e Antiaérea, complicando as missões dos atacantes e aumentando as chances das defesas.

Sua ficha técnica também apresenta capacidades importantes:

Alcance máximo:200Nm (milhas náuticas)
Tecnologia:Monopulso com eliminação de garbling, respostas assíncronas e FRUIT
Modos de funcionamento:Comercial: 1,2,3/ A, C, S
Militar: 4
Acuidade:Azimute: 0,06º
Alcance: 30m
 
Características Técnicas Previstas para o Radar P200
Alcance máximo:200Km
Teto máximo:15Km
Ângulo de abertura vertical do feixe:70º
Tempo de atualização de alvos mínima:1s
Capacidade de separação de alvos:20m
Número máximo de alvos para acompanhamento:200



Comentários

  1. Anônimo11:43 PM

    Caiafa , esse é aquele Radar que muitos achavam que o projeto tinha sido cancelado ou realmente é o SABER M200 Multimissão maior que estava em desenvolvimento , pq se for o que já existe ele ja foi testado e em aeroporto em Manaus se não me engano .Como os radares são parecidos posso estar me confundindo kkk

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:52 PM

    Ótima oportunidades...testar ele em cima do F15. Muito inteligente

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:55 PM

    Caiafa, sabe dizer se existe mais de um M200??? Ou ficou só no filho único mesmo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...