Pular para o conteúdo principal

Akaer apresenta inovações na maior Mostra de Defesa e Segurança do Brasil

 Akaer apresenta inovações na maior Mostra de Defesa e Segurança do Brasil

 

A Akaer, referência brasileira em inovação nos setores de Defesa e Aeroespacial, levará seu amplo portfólio de produtos e serviços à Mostra BID Brasil 2024, que acontece no início de dezembro em Brasília.

A empresa lidera projetos estratégicos para a soberania do país, como a modernização do blindado Cascavel, desenvolvido em parceria com o Exército Brasileiro. O veículo estará em exposição no evento, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer em primeira mão as avançadas soluções tecnológicas e operacionais incorporadas neste inédito e inovador projeto.

Mostra BID Brasil 2024 ocorrerá entre os dias 3 e 5 de dezembro no Centro de Exposições Ulysses Guimarães, em Brasília, reunindo os maiores players da indústria de Defesa e Segurança do país.

O evento é promovido pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) com o apoio do Ministério da Defesa e da ApexBrasil.



Marco tecnológico

O Cascavel NG (New Generation), como foi batizada a nova versão do Cascavel, representa um marco tecnológico na modernização dos veículos blindados nacionais.

Desenvolvido em colaboração com o Exército Brasileiro, o novo blindado incorpora uma série de melhorias que ampliam a capacidade operacional das Forças Armadas, incluindo novas tecnologias de optrônicos, aprimoramento balístico e sistemas de controle avançados.

Até o momento, dois protótipos já foram entregues e estão em fase de testes no Centro de Avaliação do Exército (CAEx). Outras sete unidades serão produzidas até o final de 2025 para a formação de um lote-piloto.

“O Cascavel NG reforça nosso compromisso com a inovação e a soberania nacional no setor de Defesa”, afirma Cesar Silva, CEO da Akaer. “As novas tecnologias e o alto índice de nacionalização do Cascavel NG mostram nosso empenho em promover a independência tecnológica e o fortalecimento da indústria brasileira.”


Outros projetos

Além do inovador Cascavel NG, a Akaer levará para a Mostra BID 2024 um portifólio extenso voltado para os setores de Defesa e Segurança.

Entre os destaques estão soluções voltadas para a soberania do Brasil, como a câmera OPTO 3UCAM, instalada no primeiro nanossatélite de coleta de dados e observação da Terra 100% brasileiro, o VCUB1.

Com alta definição, a 3UCAM é capaz de captar imagens da superfície terrestre e identificar objetos do tamanho de uma caminhonete, por exemplo, cobrindo uma faixa de varredura de 14 km.

Outro destaque é a câmera ST30CAM, projetada para o SatVHR, um satélite de monitoramento de alta resolução.

Com um sistema óptico reflexivo baseado na arquitetura Korsch, a ST30CAM é capaz de operar em múltiplas bandas espectrais e orbitar entre 400 e 800 km de altitude. Suas aplicações são variadas, desde o monitoramento ambiental até a cartografia e gestão de desastres.

Akaer também apresentará o mockup do Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP), um projeto estratégico que visa colocar o Brasil em um seleto grupo de nações que dominam a tecnologia de lançamento de satélites na órbita terrestre, contribuindo para que o país tenha autonomia de acesso ao espaço – hoje, o Brasil depende de outras nações para colocar seus satélites em órbita.

Na área de sistemas de Defesa, a Akaer vai expor o IRSA (sistema de detecção infravermelho) do míssil A-Darter, que aprimora a precisão na captura de alvos de calor. Com capacidade de rastreamento em duas faixas espectrais, o IRSA é projetado para atuar em missões de combate aéreo com sensibilidade e acurácia.

Com produtos variados, como o monóculo de visão noturna O-MVN-1, o sistema de vigilância térmica OLHAR e o drone Albatross, a Akaer reafirma seu compromisso com a soberania tecnológica e a modernização do setor de defesa brasileiro.

 A empresa também participará de painéis na Mostra BID, onde seus executivos discutirão temas como foguetes, mísseis e veículos operacionais, compartilhando conhecimentos que reforçam sua posição de liderança em inovação e tecnologia.


Sobre a Akaer

Com 32 anos de experiência em soluções de Defesa e Aeroespacial, a Akaer é uma referência global em tecnologia e inovação. Participou de mais de 50 projetos internacionais de grande porte, atuando em cooperação com gigantes do setor como Embraer, Saab e TAI.

Em 2024, se tornou a primeira empresa brasileira do setor aeroespacial qualificada como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1).

Akaer tem sede em São José dos Campos e escritórios comerciais em Portugal e Turquia. No começo deste ano, a empresa anunciou a implantação de uma nova unidade no futuro Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, em Salvador.


Sobre o Cascavel NG

O novo Cascavel NG é equipado com um conjunto tecnológico que redefine o padrão de eficiência e segurança na operação de veículos blindados.

Entre as inovações, destaca-se o sistema de optrônicos que proporciona visão situacional 360° e capacidade de reconhecimento e identificação de alvos a longas distâncias, mesmo em condições de luminosidade zero.

O veículo também é equipado com câmeras termais que permitem a detecção de alvos camuflados, otimizando a capacidade de resposta em qualquer situação de combate.

Outro avanço é o novo sistema de controle de tiro, com um software balístico otimizado, que realiza cálculos precisos considerando parâmetros ambientais como temperatura, pressão e velocidade do vento.

Foram incorporados ao novo blindado, ainda, motores mais potentes, modernos comandos para ajuste de pressão de pneus e suspensões e um novo sistema de freios.

O sistema de comando e controle do Cascavel NG garante uma análise em tempo real de todos os sensores da viatura, possibilitando uma resposta rápida e eficaz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...