A Força Aérea Brasileira (FAB) está imersa nos preparativos para o exercício operacional multinacional CRUZEX 2024, que acontece entre os dias 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte.
Organizada pelo Comando de Preparo (COMPREP), a CRUZEX tem como objetivo fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Armadas brasileiras e os parceiros internacionais, melhorando as táticas conjuntas e as capacidades operacionais em ambientes de guerra simulada.
Reconhecido como o exercício militar mais importante da América Latina, a oitava edição reúne 16 países, mais de 3.000 militares e cerca de 100 aeronaves, tanto brasileiras quanto estrangeiras.
Nas operações aéreas participam esquadrões de voo do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal.
Além disso, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru contribuem nas operações espaciais e cibernéticas.
África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai enviarão observadores militares, enriquecendo o intercâmbio de experiências e fortalecendo a cooperação internacional.
Para o treinamento, a FAB vai empregar um amplo conjunto de meios, entre os aviões de combate F-39 Gripen, os aviões multimissão KC-390 Millennium e os aviões de controle E-99.
Estas aeronaves cumprirão missões de alerta, escolta, ataque, reconhecimento e apoio logístico.
Além disso, unidades especializadas como o Centro de Defesa Cibernética (CDCAER) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) contribuem com capacidades avançadas de defesa antiaérea e cibernética, o que aumenta a eficácia do exercício.
A logística implicada é ampliada: até o final do exercício, serão realizados 140 voos para transporte pessoal e equipamento.
Para garantir o sucesso da CRUZEX 2024, as unidades participantes enviam informações de situação e coordenam a movimentação de equipamentos e pessoal.
Opa roberto, tudo bem? Estou planejando ir para natal com o objetivo de presenciar essas aeronaves. Você tem alguma sugestão para conseguir ter uma boa experiência?
ResponderExcluir