Pular para o conteúdo principal

Forças militares brasileiras e estrangeiras se mobilizam para CRUZEX 2024

 A Força Aérea Brasileira (FAB) está imersa nos preparativos para o exercício operacional multinacional CRUZEX 2024, que acontece entre os dias 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte. 

Organizada pelo Comando de Preparo (COMPREP), a CRUZEX tem como objetivo fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Armadas brasileiras e os parceiros internacionais, melhorando as táticas conjuntas e as capacidades operacionais em ambientes de guerra simulada.


O C-30 tem sido fundamental no transporte de pessoal designado para a CRZEX 2024. Foto: Roberto Caiafa

Reconhecido como o exercício militar mais importante da América Latina, a oitava edição reúne 16 países, mais de 3.000 militares e cerca de 100 aeronaves, tanto brasileiras quanto estrangeiras. 

Nas operações aéreas participam esquadrões de voo do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal. 

Além disso, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru contribuem nas operações espaciais e cibernéticas. 

África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai enviarão observadores militares, enriquecendo o intercâmbio de experiências e fortalecendo a cooperação internacional.




O KC-390 faz sua estreia na CRUZEX em sua 8ª edição. Foto: Roberto Caiafa

Para o treinamento, a FAB vai empregar um amplo conjunto de meios, entre os aviões de combate F-39 Gripen, os aviões multimissão KC-390 Millennium e os aviões de controle E-99. 

Estas aeronaves cumprirão missões de alerta, escolta, ataque, reconhecimento e apoio logístico.

Foto: Roberto Caiafa
 

Além disso, unidades especializadas como o Centro de Defesa Cibernética (CDCAER) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) contribuem com capacidades avançadas de defesa antiaérea e cibernética, o que aumenta a eficácia do exercício.

A logística implicada é ampliada: até o final do exercício, serão realizados 140 voos para transporte pessoal e equipamento.


Foto: Roberto Caiafa

Para garantir o sucesso da CRUZEX 2024, as unidades participantes enviam informações de situação e coordenam a movimentação de equipamentos e pessoal.

Comentários

  1. Lucas Giffoni7:37 PM

    Opa roberto, tudo bem? Estou planejando ir para natal com o objetivo de presenciar essas aeronaves. Você tem alguma sugestão para conseguir ter uma boa experiência?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹: 𝘨

ADEREX AERONAVAL 2021