12 turboprops A-29N para Portugal por € 200 milhões: o primeiro País da OTAN a operar o Super Tucano
Portugal finalizou um acordo de € 200 milhões com a fabricante aeroespacial brasileira Embraer para adquirir 12 aeronaves A-29N Super Tucano.
O A-29N é uma versão adaptada para as especificações OTAN/NATO do avião brasileiro EMB-314 Super Tucano da Embraer, uma aeronave turboélice projetada para missões de contra-insurgência, ataque leve e treinamento avançado de pilotos.
Esta variante inclui aviônicos e barramentos digitais instalados de acordo com requerimentos que atendem aos padrões da OTAN, sendo compatível com uma ampla gama de sistemas de armas já em serviço nos países membros da aliança.
A Embraer apresentou no mercado internacional o A-29N em 2023 , visando atender às futuras necessidades operacionais específicas dos aliados da OTAN.
A-29N para a FAP - Uma História acompanhada de perto pelo Canal Caiafamaster
A aquisição aborda uma lacuna de capacidade de longa data na frota aérea de Portugal.
Desde a aposentadoria de sua aeronave Alpha Jet A em janeiro de 2018 — que havia sido comprada de segunda mão da Luftwaffe da Alemanha em 1993 — a Força Aérea Portuguesa não tinha uma plataforma dedicada a treinamento avançado e missões de suporte tático.
A decisão de adquirir o Super Tucano foi prenunciada em julho de 2024, quando o Conselho de Ministros de Portugal iniciou discussões técnicas e financeiras com a Embraer.
O acordo torna Portugal a primeira nação europeia a comprar o Super Tucano, marcando um marco significativo para a presença da Embraer na região.
A Embraer, que forjou laços importantes com Portugal após adquirir as instalações da antiga OGMA, vê o acordo como um trampolim para expandir sua presença na Europa.
A empresa também usará as instalações que possui em Portugal para fornecer suporte pós venda ao C-390 Millennium, uma aeronave de transporte militar em serviço com Portugal e outras nações NATO.
Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!