Pular para o conteúdo principal

12 turboprops A-29N para Portugal por € 200 milhões: o primeiro País da OTAN a operar o Super Tucano

 Portugal finalizou um acordo de € 200 milhões com a fabricante aeroespacial brasileira Embraer para adquirir 12 aeronaves A-29N Super Tucano.

O A-29N é uma versão adaptada para as especificações OTAN/NATO do avião brasileiro EMB-314 Super Tucano da Embraer, uma aeronave turboélice projetada para missões de contra-insurgência, ataque leve e treinamento avançado de pilotos.

Esta variante inclui aviônicos e barramentos digitais instalados de acordo com requerimentos que atendem aos padrões da OTAN, sendo compatível com uma ampla gama de sistemas de armas já em serviço nos países membros da aliança. 

A Embraer apresentou no mercado internacional o A-29N em 2023 , visando atender às futuras necessidades operacionais específicas dos aliados da OTAN.


A-29N para a FAP - Uma História acompanhada de perto pelo Canal Caiafamaster

A aquisição aborda uma lacuna de capacidade de longa data na frota aérea de Portugal. 

Desde a aposentadoria de sua aeronave Alpha Jet A em janeiro de 2018 — que havia sido comprada de segunda mão da Luftwaffe da Alemanha em 1993 — a Força Aérea Portuguesa não tinha uma plataforma dedicada a treinamento avançado e missões de suporte tático.

A decisão de adquirir o Super Tucano foi prenunciada em julho de 2024, quando o Conselho de Ministros de Portugal iniciou discussões técnicas e financeiras com a Embraer. 

O acordo torna Portugal a primeira nação europeia a comprar o Super Tucano, marcando um marco significativo para a presença da Embraer na região.

A Embraer, que forjou laços importantes com Portugal após adquirir as instalações da antiga OGMA, vê o acordo como um trampolim para expandir sua presença na Europa. 

A empresa também usará as instalações que possui em Portugal para fornecer suporte pós venda ao C-390 Millennium, uma aeronave de transporte militar em serviço com Portugal e outras nações NATO.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021