Pular para o conteúdo principal

Empresas do programa Global Combat Air firmam acordo histórico para fornecer aeronaves de combate de próxima geração

 Empresas do programa Global Combat Air firmam acordo histórico para fornecer aeronaves de combate de próxima geração

A BAE Systems (Reino Unido), a Leonardo (Itália) e a Japan Aircraft Industrial Enhancement Co Ltd (JAIEC- Japão) chegaram a um acordo para formar uma nova empresa em uma joint venture comercial para o Programa Global Combat Air (GCAP), sujeito a aprovações regulatórias.

O acordo se baseia na forte cooperação trilateral governamental, de defesa e industrial entre o Reino Unido, o Japão e a Itália no GCAP desde que foi estabelecido em dezembro de 2022.



A nova joint venture será responsável pelo projeto, desenvolvimento e entrega da próxima geração de aeronaves de combate e continuará sendo a autoridade de projeto para o GCAP durante a vida útil do produto, que deve ir além de 2070.

A BAE Systems, a Leonardo e a JAIEC terão, cada uma, uma participação acionária de 33,3% na nova joint venture, reunindo os pontos fortes e a experiência combinados de três empresas líderes e marcando um momento crucial para o setor aeroespacial e de defesa internacional. 

Charles Woodburn, CEO da BAE Systems, disse: “O acordo de hoje é o ponto culminante de muitos meses de trabalho em conjunto com nossos parceiros do setor e é uma prova do esforço árduo de todos os envolvidos nesse programa estrategicamente importante”.



“A nova empresa reunirá os pontos fortes e a experiência significativa das companhias envolvidas para criar uma organização inovadora que liderará o desenvolvimento de um sistema aéreo de combate de próxima geração, criando empregos qualificados, de longo prazo e de alto valor nas nações parceiras nas próximas décadas.”

Roberto Cingolani, diretor executivo e gerente geral da Leonardo, disse: “Este acordo é o resultado de uma jornada intensa que se tornou possível graças à união de nossas experiências mútuas e compartilhadas. Essa parceria não apenas aprimora nossas capacidades tecnológicas, mas também reforça nosso compromisso com a segurança e a inovação globais”.

“Hoje, estamos preparando o caminho para o desenvolvimento de uma nova era em sistemas de aeronaves e cenários de múltiplos domínios, promovendo o crescimento sustentável de longo prazo para as economias dos países envolvidos.”

Kimito Nakae, Presidente da JAIEC, disse: “Ao embarcarmos agora na emocionante e importante jornada rumo ao sucesso do GCAP, reconheço que o caminho pode nem sempre ter sido simples e direto. No entanto, acredito que, por meio da continuidade do forte espírito de cooperação e colaboração trilateral que promovemos até agora, não apenas entregaremos o GCAP no prazo, mas também em um nível que exceda todas as nossas expectativas.”

A nova joint venture terá operações e equipes conjuntas trabalhando em cada uma das nações parceiras.  Sua sede será no Reino Unido, para garantir o máximo de alinhamento e colaboração com a Organização Governamental Internacional do GCAP (GIGO), que também terá sede no Reino Unido.  As duas entidades trabalharão juntas para apoiar a entrega econômica e oportuna do programa, incluindo a data de entrada em serviço da aeronave em 2035.

O GCAP é um programa extremamente significativo para a segurança e a prosperidade econômica de cada nação e, por meio da transferência eficaz de conhecimento e tecnologia, ajudará a desenvolver e fornecer uma importante capacidade aérea de combate soberano em cada nação para as próximas gerações.

 


Notas aos editores

- Espera-se que a joint venture seja estabelecida até meados de 2025.

- Ela realizará o projeto e o desenvolvimento da aeronave GCAP e subcontratará a fabricação e a montagem final da aeronave para a BAE Systems, Leonardo, Mitsubishi Heavy Industries e a cadeia de suprimentos mais ampla.

- O trabalho conjunto do programa foi projetado para maximizar e aumentar a capacidade industrial em cada uma das nações, com elementos de projeto, desenvolvimento, fabricação e produção distribuídos igualmente entre as nações.

- O primeiro CEO da joint venture será da Itália.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...