Pular para o conteúdo principal

ADSB Patrol Vessel FALAJ 3 (UAE) - Edge Group entrega navio pesadamente armado e bem equipado p/ EAU

A ADSB, estaleiro que faz parte do Edge Group, anunciou o o lançamento do primeiro navio FALAJ 3, marcando um passo significativo no cumprimento de contrato com o Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos (MOD) e estabelecendo a base para uma frota avançada projetada para fortalecer as capacidades da defesa nacional dos EAU.


O estaleiro ADSB em Abu Dabhi






Fotos: Roberto Caiafa/Edge Group

Segundo a ADSB "Esta conquista ressalta o compromisso inabalável em apoiar os objetivos estratégicos do Ministério da Defesa e reforça a reputação da ADSB como líder na construção naval, entregando embarcações de ponta e altamente sofisticadas".

Capaz de operar tanto em águas litorâneas quanto azuis, o navio de patrulha naval FALAJ 3 de 60 metros é projetado e equipado adequadamente não apenas para tarefas navais avançadas, mas também para enfrentar os desafios atuais da guerra assimétrica. 

Apresentando um sistema de gerenciamento de combate de última geração, sensores e armas, esta plataforma pode realizar guerras em três dimensões – Ar, Superfície e Subsuperfície.


Setembro de 2024: O jornalista Roberto Caiafa fotografado durante visita as instalações do Estaleiro ADSB em Abu Dabhi



David Massey, CEO do ADSB. Foto: Roberto Caiafa

Histórico

Em maio de 2021, a Abu Dhabi Ship Building (ADSB), uma empresa de construção naval do contratante militar estatal Edge Group, recebeu um contrato de AED3,5 bilhões (US$ 952,6 milhões) para construir quatro embarcações de patrulha offshore (OPVs) Falaj classe 3 para a Marinha dos Emirados Árabes Unidos. 

A construção da primeira embarcação Falaj classe 3 para a Marinha dos Emirados Árabes Unidos começou em dezembro de 2022.




Projeto e características dos navios Falaj de 3 classes

Com base na plataforma da classe Fearless, os navios de patrulha da classe Falaj 3 são projetados com tecnologia stealth que reduz a seção transversal do radar, o infravermelho e as assinaturas acústicas no mar.

Eles serão capazes de operar tanto em águas litorâneas quanto azuis, o que pode ajudar na execução de tarefas navais avançadas, além de combater os atuais desafios da guerra assimétrica.

As embarcações possuem um comprimento total de 60 m e uma largura de 9,5 m, profundidade de 4,45 m e um deslocamento de carga total de 641 toneladas, com uma tripulação de 39 militares.

Os navios da classe Falaj 3 empregam com um sistema de gerenciamento de combate de última geração, sensores e armas, permitindo que eles realizem guerras nas dimensões aérea, de superfície e submarina.



Os navios possuem alta capacidade de sobrevivência química, biológica, radiológica e nuclear (CBRN), zonas de fogo e proteção estanque, e estão em conformidade com as Regras Navais da Sociedade de Classificação Internacional e os Requisitos de Estabilidade da Marinha dos EUA para capacidade de sobrevivência de navios.

A fusão das tecnologias de radar, infravermelho e laser oferecerá múltiplos recursos de sensores às embarcações, permitindo que elas detectem e rastreiem todos os movimentos dos adversários.

Sistemas de combate a bordo de navios da classe Falaj 3

Os navios Falaj 3 utilizam diversas armas, incluindo mísseis, foguetes e armas de médio calibre, tornando-os capazes de se defender de ameaças potenciais originadas de qualquer direção. 

Lançadores de decoys a bordo proveem proteção soft-kill. 

Os navios também serão equipados com os mais recentes conjuntos de comunicação e navegação integrados digitalizados.


Sistemas de propulsão de embarcações classe Falaj 3 

Os navios Falaj 3 estão equipados com quatro motores de alta potência e quatro hélices, atingindo velocidades de mais de 26kt. 

Também estão equipados com quatro geradores capazes de produzir 1,2 MW de energia. 

Equipados com um sistema de gerenciamento de plataforma integrado, os navios apresentam uma ampla gama de equipamentos de segurança e combate a incêndio, incluindo um barco inflável de casco rígido.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...