Pular para o conteúdo principal

Forças Policiais Especiais da PMDF recebem seis veículos blindados sobre rodas ROSHEL APC e MRAP

O Governo do Distrito Federal (Brasília), adquiriu para a sua Polícia Militar seis veículos blindados Roshel Senator, das versões Armored Personal Carrier ou APCMine-Resistant Ambush Protected ou MRAP, veículos de padrão militar utilizados em zonas de guerra como a Ucrânia.






A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) comprou seis blindados Roshel Senator do Canadá para reforçar as capacidades operativas de duas unidades especializadas. 

Quatro veículos com proteção nível 3 da variante APC equiparão o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e 2 da variante MRAP com proteção nível 4 irão para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).






Frente ao avanço da criminalidade organizada e à crescente sofisticação do armamento utilizado por diferentes facções, a medida representa uma resposta adequada no preparo tático e na proteção dos operadores de forças policiais especiais.



Esses blindados canadenses foram projetados para resistir a emboscadas com dispositivos explosivos improvisados e disparos de fuzis 5,56mm e 7,62mm.

Essa é mais uma compra que comprova a tendência, o mercado de veículos blindados sobre rodas para as Forças de Segurança brasileiras está aquecido, demandando produto e licitando aquisições.

E não há, até aonde sabemos, produto nacional "de prateleira" disponível quando um viés de compra como o atual se estabelece...



O Roshel Senator é um blindado de transporte capaz de atender com eficiência a uma ampla variedade de cenários, sendo utilizado principalmente para aplicações policiais e de patrulha de fronteira.

O veículo é equipado com aço balístico certificado MIL-spec e blindagem transparente, ambos capazes de suportar múltiplos impactos de armas de fogo. 

Apresenta também piso resistente a explosões de minas e IEDs (boobtraps), portas com seteiras para armas, escotilhas de escape que também podem ser equipadas com um sistema de torre de armamento (mecânica ou elétrica), bem como equipamentos e modificações específicas para cada tipo de missão. 

A blindagem do compartimento de tripulantes e tropa embarcada e do compartimento do motor foi projetada para fornecer proteção balística CEN B7.




O blindado dispõe de sistema de detecção para gases explosivos e presença de radiação, e já vem equipado com guincho elétrico para serviço pesado certificado Mil-spec para até sete toneladas.

Os assentos são individuais anti-crash resistentes a explosivos do tipo IED, e o pacote de iluminação do veículo pode operar nos modos de emergência e para comboio.

Quanto à tecnologia embarcada, esses veículos possuem avançados sistemas integrados de observação, vigilância e segurança, incluindo uma câmera de alta resolução com visão termal e farol infravermelho de longo alcance, mais câmeras de segurança instaladas ao redor do perímetro do veículo (360 graus), juntamente com as câmeras bidirecionais. 

O avançado sistema de comunicação permite que todos os dados táticos coletados possam ser transmitidos através de rádios digitais criptografados para um centro de controle e comando, mantendo o quadro tático atualizado.

Esses blindados sobre rodas irão equipar o BOPE PMDF e o Batalhão de Choque (BPCHOQUE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...