Pular para o conteúdo principal

Veículos blindados Otokar COBRA II serão fabricados na Romênia

Etapa estratégica no projeto de aquisição de veículos blindados 4x4 na Romênia

A fabricante global de sistemas terrestres da Turquia, Otokar, assinou um Acordo de Joint Venture (JV) na Romênia com uma das principais empresas de defesa do país, a Automecanica SA.

Fotos: Roberto Caiafa e OTOKAR




A JV fabricará veículos blindados Otokar Cobra II 4X4 e realizará atividades de engenharia, marketing e pós-venda.

A Otokar, sendo a ala de defesa do maior conglomerado da Turquia, o Koç Group, deu um passo significativo em seu contrato 1059 COBRA II, concedido pelo Ministério da Defesa da Romênia em novembro de 2024 e assinou um Acordo de Joint Venture com uma das principais empresas de defesa da Romênia, a Automecanica SA, a fim de fabricar localmente na Romênia e desenvolver mais capacidades de defesa no país.

Além de produzir veículos blindados COBRA II 4x4 ATBTU na Romênia, a joint venture também realizará atividades de engenharia, marketing e serviços pós-venda no país.



Blindados 4x4 Cobra II passando por testes de ressonância eletromagnética em câmara anecóica e shake-test de suspensão, na fábrica da Otokar. Fotos: Roberto Caiafa

De acordo com o Acordo de Joint Venture assinado, a Otokar Land Systems SRL e a Automecanica S.A. deterão uma participação de 50% na JV.

Aykut Özüner: Fortalecemos nossa presença nos mercados globais

O CEO da Otokar, Aykut Özüner, afirmou que a Otokar é a maior exportadora de plataformas terrestres da Turquia e apontou este acordo como um dos passos mais importantes na estratégia de crescimento da Otokar na indústria de defesa. "Sendo um player global na indústria de defesa, a Otokar se tornou a maior exportadora de plataformas terrestres da Turquia. Orgulhosamente operamos em muitas regiões diferentes do mundo com nossos veículos militares, que estão servindo com sucesso em mais de 40 países. Como parte de nosso projeto em andamento na Romênia, temos o prazer de anunciar que demos o primeiro passo para o estabelecimento de nossa nova joint venture para fabricar nossos lendários veículos COBRA II na Romênia. Este passo será um dos principais marcos na estratégia de crescimento da Otokar na indústria de defesa, contribuindo para a expansão de nossa empresa nos mercados globais."

Sedef Vehbi: A JV desempenhará um papel essencial para tornar a Romênia um centro estratégico para as atividades da Otokar em toda a Europa.

Enfatizando o compromisso da Otokar em expandir sua presença na Europa, o Chefe do Cluster Militar da Otokar, Sedef Vehbi, destacou sua prontidão para atender às próprias necessidades da Romênia e afirmou que, por meio desta joint venture, a Romênia se tornará um centro estratégico para as operações europeias da Otokar. Ela também acrescentou: "Estamos imensamente orgulhosos de termos sido selecionados pelo Ministério da Defesa da Romênia para este projeto histórico. Em linha com nossa localização e compromissos de entrega desafiadores com o estimado governo romeno, selecionamos a Automecanica S.A da Romênia como nosso parceiro local confiável após um processo de avaliação rigoroso e abrangente. Nessa decisão, a competência técnica da empresa e as capacidades comprovadas de fabricação desempenharam um papel importante. Agora é a hora de executar e nós, como acionistas, estamos entusiasmados e totalmente comprometidos em oferecer excelência e, ao mesmo tempo, fortalecer ainda mais as capacidades de defesa da Romênia.

A linha de produção/montagem do COBRA II na fábrica da OTOKAR em Sakarya


Andrei Scobioala: Nossa joint venture se concentrará em contribuir para o desenvolvimento de capacidades locais na Romênia.

O presidente da Automecanica S.A., Andrei Scobioala, afirmou que, sendo uma das empresas de defesa mais capazes da Romênia, a Automecanica S.A. está entusiasmada em forjar esta poderosa aliança com a Otokar. Esta colaboração marca um passo significativo no serviço às distintas Forças Armadas Romenas e no impulso da economia nacional por meio das operações de nossa fábrica.




Ele enfatizou: "Nosso compromisso inabalável com este projeto não deixa margem para dúvidas - esta parceria será um fator-chave no avanço das capacidades de defesa local da Romênia".

Sobre o projeto:

Em 20 de março de 2024, a Otokar apresentou sua proposta para a compra de Veículos Táticos Blindados Leves 4x4 iniciada pela C.N. Romtehnica S.A.

Após a conclusão bem-sucedida das fases de avaliação técnica, testes de campo e avaliação financeira, a Otokar foi declarada vencedora da licitação e, em 27 de novembro de 2024, um contrato plurianual de 4,26 bilhões de LEI para fornecer 1.059 veículos blindados COBRA II 4x4 ao Ministério da Defesa da Romênia foi assinado entre a Otokar e a C.N. Romtechnica S.A.





No âmbito do referido contrato, os primeiros 278 veículos blindados leves táticos 4x4 COBRA II serão entregues diretamente da Turquia e todos os veículos restantes serão fabricados na Romênia. As entregas serão iniciadas no último trimestre de 2025 e serão concluídas em lotes ao longo de 5 anos. O contrato também abrange serviços de suporte logístico integrado.

Com os 40 anos de experiência e recursos da Otokar na indústria de defesa sendo apreciados por cerca de 70 usuários finais em todo o mundo, o COBRA II foi projetado como uma plataforma modular, que pode ser desenvolvida para diferentes requisitos de missão e usada ativamente por mais de 20 usuários finais em 13 países.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...