Pular para o conteúdo principal

Cerimônia alusiva ao Dia Internacional dos Peacekeepers reforça compromisso do Brasil na promoção da paz no mundo

Boina azul, símbolo dos soldados da paz. Em alusão ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, conhecidos como Peacekeepers, o Ministério da Defesa promoveu uma cerimônia na Base Aérea de Brasília (DF), nesta quinta-feira (29). A solenidade homenageou os militares e civis que atuam em missões de paz das Nações Unidas e reverenciou os 41 brasileiros que perderam suas vidas no cumprimento de missões de paz, com a imposição de uma coroa de flores azuis.



Na ocasião, foi lida a mensagem do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, que  destacou a atuação dos militares que levam segurança e direitos básicos às populações de países marcados por conflitos e tragédias. “Seria impossível manifestarmos aqui o valor, a qualidade, o sacrifício e a competência dos mantenedores da paz brasileiros ao longo de todos esses anos. Por isso, concentramo-nos em celebrar seus feitos, nesta singela solenidade, reconhecendo o intenso trabalho dos nossos “capacetes azuis” na construção de um mundo melhor, mais civilizado, pacífico e estável”, enfatizou.

Um dos momentos altos do evento, foi a composição dos ex-integrantes (Peacekeepers) à retaguarda da tropa, que, em forma, desfilaram ao som das canções militares “Cisne Branco”, “Canção do Soldado”, “Hino dos Aviadores” e do “Expedicionário”.

Participaram da cerimônia, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas  substituto, do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Vazquez; e o General de Divisão do Exército Otávio Rodrigues de Miranda Filho; entre outros oficiais-generais.  Também prestigiaram o evento, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas do Brasil, Silvia Rucks; adidos militares estrangeiros; e familiares. 

História - Era 29 de maio de 1948 quando o Conselho de Segurança da ONU autorizou, por meio da resolução número 50/1948, a participação brasileira na primeira Operação de Manutenção da Paz das Nações Unidas. Desde então, o Brasil tem uma longa tradição de contribuição para a paz mundial, tendo participado, ao longo de 77 anos, de 43 Operações de Manutenção da Paz da ONU, com emprego de cerca de 55 mil militares. 

Atualmente, o Brasil participa de 11 operações de paz, coordenadas pelo Departamento de Operações de Paz e pelo Departamento de Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz das Nações Unidas. São 88 militares brasileiros, sendo 17 mulheres, atuando em missões no Chipre, Colômbia, Lêmen, Líbano, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Índia e Paquistão, Saara Ocidental, Somália e Sudão do Sul; além de Abyei. 

Para manter o alto grau de preparo, as Forças Armadas, por intermédio da Defesa, mantém dois centros de treinamento, que permite capacitar civis, militares e policiais para atuarem em missões de paz, são eles: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (Ccopab) e o Centro de Operações de Paz e Humanitárias de Caráter Naval (COpPazNav), unidades de referência brasileiros e de nações internacionais.

Curiosidade - A boina azul ou capacete azul identifica os soldados da paz, utilizada por militares designados pela ONU para participarem de operações de paz em países em situação de conflito, que com profissionalismo e abnegação, dedicam-se a manter a paz e segurança internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

A Tupan Aircraft torna-se Tupan Aerospace e realoca sua sede global para os Estados Unidos para Acelerar a Inovação em Defesa

Após uma participação de destaque na DRONESHOW 2025 em São Paulo—onde revelou projetos aeroespaciais disruptivos e atraiu significativa atenção internacional— a Tupan Aircraft entrou em uma nova fase de sua jornada global. A empresa anunciou hoje sua evolução para Tupan Aerospace e a realocação de sua sede global para os Estados Unidos, escolhendo Utah como sua nova base estratégica. Esta mudança marca um marco histórico na trajetória da Tupan, refletindo sua visão de consolidar uma presença internacional e expandir oportunidades em um dos mercados de aeroespacial e defesa mais competitivos e inovadores do mundo.  Embora a sede seja transferida para os EUA, a Tupan Aerospace manterá uma unidade de fabricação e um escritório de negócios no Brasil, garantindo a continuidade da produção local e reforçando seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e parcerias brasileiras. Reconhecida pelo Ministério da Defesa Brasileiro como uma Empresa Estratégica de Defesa (EED), a Tupan ...