O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) avança com a implementação dos sistemas integradores: o Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS - Combat Management System) e o Sistema Integrado de Gestão da Plataforma (IPMS - Integrated Plataform Management System), ambos já disponíveis para operação no primeiro navio da classe, a Fragata “Tamandaré” (F200).
O CMS das fragatas, resultado da parceria entre a empresa brasileira Atech e a alemã Atlas Elektronik, é responsável pela integração dos 22 componentes do Sistema de Combate dos navios, para a manutenção da consciência situacional e o emprego eficiente do armamento do navio.
Já o projeto do IPMS das FCT, resultado da parceria entre a Atech e a empresa canadense L3Harris, permite o monitoramento e controle de 68 sistemas integrados, segundo módulos de propulsão, geração e distribuição de energia, sistemas auxiliares e controle de avarias (CAv).
As fragatas estão em construção na TKMS Estaleiro Brasil Sul (TKMS EBS), em Itajaí (SC), pela Sociedade de Propósito Específico “Águas Azuis”, constituída pelas empresas TKMS, Embraer Defesa & Segurança e Atech Negócios em Tecnologias S/A (empresa do Grupo Embraer), sob a gestão da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON).
Os quatro navios-escolta da Classe “Tamandaré” serão entregues à Marinha do Brasil (MB) até 2029.
Fragata “Tamandaré” entra na última fase de construção:
A construção da primeira Fragata Classe Tamandaré segue dentro do planejado, com previsão de testes de aceitação no mar ocorrerem a partir de julho de 2025 e sua entrega no final deste ano.
Fragata “Tamandaré” entra na última fase de construção:
A construção da primeira Fragata Classe Tamandaré segue dentro do planejado, com previsão de testes de aceitação no mar ocorrerem a partir de julho de 2025 e sua entrega no final deste ano.
O desenvolvimento do CMS e do IPMS das FCT, com o envolvimento de uma empresa brasileira estratégica de defesa e aliado ao extenso programa de transferência de tecnologia para a MB, representa um marco na capacitação tecnológica para o País. Também propicia efetivamente um avanço tecnológico e operativo nos sistemas embarcados e infraestruturas em terra.
Nota do Autor: Segundo informações de observadores navais em Itajaí/Navegantes, a F200 Tamandaré deverá retornar as águas do porto na próxima segunda feira, dia 16 de junho, e no mês de julho começam os testes de aceitação HAT/SAT (Harbour Acceptance Tests and Sea Acceptance Tests)



Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!