Pular para o conteúdo principal

A Leonardo reforça sua liderança em sistemas de defesa terrestre com a nova torre HITFIRE.


A Leonardo está desenvolvendo a nova torre "HITFIRE" de 155/52mm, um sistema altamente automatizado que permite missões de apoio de fogo com uma alta taxa de disparo e excelente precisão. 

 O sistema integra o canhão 155/52, totalmente desenvolvido e produzido pela Leonardo, que oferece os máximos alcances alcançáveis com a artilharia moderna, bem como a torre HITROLE de 30×113 mm para proteção C-UAS.


Para garantir a plena interoperabilidade, o conjunto eletrônico da nova torre compartilhará a comum tecnologia com o sistema C5I (Comando, Controle, Comunicação, Computador e Inteligência) já em serviço com o Exército Italiano, e com a eletrônica do futuro “A2CS” (Sistema de Combate Blindado do Exército) e “NMBT” (Novo Tanque Principal de Combate). 

 HITFIRE também será compatível com o JDIFSS (Joint Digital Indirect Fire Support System), uma arquitetura de comando e controle para a gestão digitalizada e integrada do apoio de fogo indireto tanto para plataformas navais quanto terrestres.

Graças ao seu tamanho e peso compactos, a torre pode ser integrada em várias plataformas: desde caminhões 10×10 até veículos blindados 8×8 ou 10×10, e até mesmo veículos de esteiras. 

Um estudo está atualmente em andamento para instalar a nova torre em um chassi com rodas derivado do VBM 8×8 Plus Veículo Blindado Médio, maximizando a comumidade tecnológica e logística com a família VBM já em serviço. Integrar a torre HITFIRE com este chassi resultaria em um novo sistema autopropelido sobre rodas para apoio de fogo de longo alcance. 

Desde as primeiras fases de design, a viabilidade de implementar um sistema de carregamento automatizado—baseado em interfaces externas dedicadas e operável sem intervenção humana—tem sido avaliada. Os módulos de recarga logística também estão sendo considerados.

A torre será capaz de empregar tanto munição convencional quanto a família de munições guiadas Vulcano i 155 da Leonardo.

HITFIRE é a mais recente adição à família de torres da Leonardo, que inclui a torre HITFACT Mk II de 120/105 mm, a torre HITFIST 30 nas versões tripulada e Leve Não Tripulada (UL), e as torres HITROLE de 12,7×99 mm e 30×113 mm.

O desenvolvimento independente do novo tubo de 155/52 mm resulta de investimentos significativos que a Leonardo fez nos últimos anos em sua instalação em La Spezia, com o objetivo de desenvolver novas tecnologias enquanto expande a capacidade de produção. 

O uso de software avançado—como as mais recentes ferramentas de modelagem mecânica para simulação virtual de estruturas complexas—junto com maquinário de produção digitalizado, permite tempos e custos de processamento otimizados, riscos tecnológicos reduzidos e processos industriais mais sustentáveis.

Hoje, a Leonardo é a única empresa na Europa capaz de produzir armas de múltiplos calibres para aplicações terrestres e navais. A produção atual inclui sistemas 20x102, 20x128, 25x137, 30x113, 30x173, 40/70, 76/62, 105/52, 120/44, 120/45, 120/55, 127/54, 127/64, 155/39 e 155/52. 

 A empresa pretende alcançar uma capacidade de produção de mais de 800 unidades por ano para atender às demandas do mercado global.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...