Pular para o conteúdo principal

BLOG DO REPÓRTER AÉREO GERALDO NUNES

São Paulo é um exemplo do progresso que não consegue livrar-se da poluição.
por
Geraldo Nunes

O professor da FAU-USP, Benedito Lima de Toledo, escreveu  há alguns anos um livro onde ele explica que entre o final do século 19 e toda a passagem do século 20, a cidade de São Paulo foi demolida e se reconstruiu três vezes. Na velocidade em que já está o século 21, essas transformações tendem a ser ainda maiores ao longo dos próximos cem anos. Onde chega o metrô tudo em volta se transforma, casas são demolidas e o comércio floresce. Isto é bom, mas há um outro lado onde as autoridades precisam tomar cuidado.

Na foto aérea que veremos abaixo, perceberemos que os trilhos já chegaram ao humilde bairro de Vila Carioca, na região do Ipiranga. Cenário de enchentes no passado, onde o presidente Lula, ainda menino,  jogou futebol nos campinhos da região, tudo em volta irá mudar com a inauguração da Estação Tamanduateí que deve acontecer em breve. Lula jogou no Náutico da Vila Carioca, mas como não era bom jogador, seguiu outros caminhos... Deu no que deu.

Mas, retomando nosso assunto, a maioria dessas casas humildes que estamos vendo nas proximidades da obra do Metrô, darão lugar futuramente a arranha-céus porque todos gostam de morar perto do Metrô. Essa é a saga de São Paulo.
FOTO_310.jpg
O pátio de manobras também está quase pronto e nessa estação, a linha do Metrô irá se integrar à linha de trens da CPTM e ao Expresso Tiradentes, cujos viadutos podemos ver ao fundo.
O mato em volta deve dar lugar a novos edifícios.
FOTO_311.jpg
Ao lado da avenida Luiz Inácio Anhaia Mello, a Companhia do Metrô também finaliza a construção da Estação Vila Prudente que terá formato arredondado.
FOTO_312.jpg
Veja a mesma obra, ainda em fase final de construção, mas de um outro ângulo:
FOTO_313.jpg
Depois com o helicóptero seguimos para o extremo sul da cidade, onde voltamos nossas atenções para a Represa Guarapiranga, porque lá,  aguapés proliferam.
FOTO 1480_1.jpg
Essas plantas aquáticas surgem da poluição que aumentou na represa após a abertura de um canal de transposição das águas da Billings,  no final da década de 1990.  A represa viva na época uma de suas maiores secas.
FOTO_1481.jpg
Agora voltou a chover e isso ajudou a florescer os aguapés.
Eles atrapalham as embarcações que seguem pela represa que pertence ao município de São Paulo.
FOTO_1482.jpg
Até quando iremos conviver com a poluição que não para de crescer?

Essas fotos foram tiradas entre os dias 5 e 6 de Maio de 2010, por  este repórter em sobrevôos no helicóptero da Rede Eldorado pela cidade, ao lado dos pilotos Eric e Anderson.


Tenha as últimas notícias do Estadão direto no seu computador em 1 clique. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...