Pular para o conteúdo principal

ABAG NEWS 12 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL

Se você não consegue visualizar esta mensagem, acesse este link.
.
AGENDA ABAG
Reunião de Alta Direção no DECEA
A Diretoria Executiva da ABAG participou de Reunião de Alta Direção promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, na sexta-feira 26.
A reunião faz parte da política de comunicação daquele Departamento para divulgar, discutir e, principalmente, ouvir sugestões da indústria.  Dentre os assuntos discutidos, a capacidade da infra-estrutura recebeu inúmeros questionamentos dos participantes, tendo em vista as projeções de aumento da frota de aeronaves pelas principais empresas do setor.
Outro assunto a merecer destaque, os recursos disponibilizados ao DECEA para manutenção do sistema de navegação e a parcela para investimentos. Chegou-se a conclusão que ações devem ser envidadas pela indústria no sentido de melhorar o orçamento do DECEA.
Aeroinvest 2010
A ABAG participou do Seminário sobre Investimentos em Aeroportos – Aeroinvest 2010. Coube a ABAG a palestra inicial sobre o tema Futuro dos Aeroportos no Brasil. Na ocasião, algumas projeções sobre o crescimento da aviação regular – aeronaves e passageiros – e da aviação geral – aeronaves e movimentação. O tema Regulação mereceu destaque nos debates.
Seminário Competências Empresariais e de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Aeroespacial
A ABAG foi convidada para o evento promovido pela Agencia Brasileiro de Desenvolvimento Industrial – ABDI que por objetivo subsidiar as ações e medidas da política industrial para o setor aeronáutico e estimular o engajamento nas estratégias empresariais que elevem a competitividade por meio da agregação de valor.
O encontro será realizado no Parque Industrial em São Jose dos Campos, no dia 09 de dezembro próximo.
Bom Voo!
Diretoria Executiva
 
A LABACE 2011 já é uma realidade. A maior feira de negócios voltada para aviação executiva já conta com a participação de algumas empresas nacionais e estrangeiras interessadas em expor seus produtos. Acesse e participe.
Quinta-feira, 02 de dezembro terá lugar o II Workshop GDA - Gerenciamento de Aeronaves no Hotel Quality Congonhas. O Workshop Internacional GDA (incluindo a modalidade Fractional Ownership) permitirá aos participantes entender o cenário atual, em face da ausência de uma legislação específica.
ABAG participa da regulamentação do RETAERO
A ABAG, atendendo convite da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda sobre a regulamentação do RETAERO. Como é do conhecimento dos associados da ABAG, o Regime Especial para a Indústria Aeronáutica Brasileira – RETAERO foi criado pela Lei no 12.249, de 11 de junho do corrente ano, suspendendo as incidências de IPI e PIS/COFINS nas operações da cadeia da aviação civil e reduzindo a alíquota a zero para partes, peças e serviços quando aplicados em aeronaves.
Quaisquer benefícios que possam resultar da aplicação do RETAERO dependem, no entanto, de regulamentação da Lei.
Ontem, o MF convidou diversas entidades para discutir uma minuta de decreto de regulamentação da Lei e a boa notícia é que não há má notícia, ou seja, a proposta repete o disposto no texto legal, inclusive nas exigências para habilitação ao Regime onde, com decisiva participação da ABAG, se eliminou o requisito de Certificado de Homologação de Empresa – CHE, recentemente substituído pelos Certificados de Organização da Produção – COP e de Manutenção – COM, pela redação mais abrangente de “cumprimento das normas de homologação aeronáutica editadas no âmbito do Sistema de Segurança de Voo”.
A ANAC sugeriu inclusão de artigo especificando a sua responsabilidade com relação a assegurar esse requisito e informou que criará uma base de dados com as empresas que se qualificarem.
É importante ter em mente que a solução de problemas tributários em nível federal abre a porta para discutirmos tratamento equiparado no nível estadual (ICMS).
As associadas que identificarem interesse em aprofundar o conhecimento sobre a matéria e/ou contribuir com sugestões para a participação da ABAG no processo devem se manifestar com a Diretoria Executiva.
Riscos das Operações com helicópteros sobre a água
Problemas com as operações com helicópteros sobre a água, têm sido tratados em diversos estudos técnicos envolvendo helicópteros civis e militares, pilotos, tripulantes e passageiros que voam sobre a água e podem ter o infortúnio de serem forçados a pousar no mar.
EGPWS: Mais um equipamento de segurança será obrigatório
A partir de dezembro de 2010, as aeronaves com motores a turbina, configuradas com seis ou mais assentos, que fazem voos domésticos de passageiros no Brasil também deverão contar com o Sistema de Percepção e Alarme de Proximidade do Solo.
Por que Lavar os Compressores?
Aeronaves devem ter seus compressores lavados, a fim de evitar-se uma degradação do desempenho desses motores, bem como evitar uma futura corrosão nas palhetas. É necessário prevenir essas degradações nos motores para garantir um desempenho satisfatório.
 
 
Minas Gerais já é o segundo mercado consumidor de aeronaves executivas, turboélices e jato
O Estado de Minas Gerais já é o segundo maior mercado consumidor de aeronaves executivas, que inclui turboélices e jatos, atrás apenas de São Paulo. De cada dez aeronaves executivas desembarcadas no Brasil, duas se destinam ao mercado mineiro.
Aeroporto Santos Dumont terá menos voos
O número de pousos e decolagens no aeroporto Santos Dumont, no Rio, será reduzido quase pela metade a partir do ano que vem, segundo a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos.
Aeroportos estarão preparados para Copa e Olimpíadas, diz Infraero
O diretor de Operações da Infraero, João Jordão, afirmou que os aeroportos brasileiros vão estar preparados para atender o aumento de passageiros durante a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016.
Por que as empresas utilizam Aviação Executiva?
A aviação executiva é definida como o uso de um avião da aviação geral para fins comerciais. Empresas de todos os tipos e tamanhos, ao utilizar a aviação executiva como ferramenta de trabalho, podem competir em um mercado que exige rapidez, flexibilidade, eficiência e produtividade.
Bolívia adquire novo sistema de transmissão de mensagens aeronáuticas AMHS
A ASANA firmou acordo para instalação de novo sistema de transmissão de mensagens aeronáuticas. O sistema está totalmente ligado com os procedimentos definidos no Anexo 10 da ICAO.
MEBA: O show da Aviação Executiva no Oriente Médio
O próximo evento de Aviação Executiva será realizada no Aeroporto de Dubai entre os dia 7 e 9  de dezembro de 2010. Os organizadores dobraram o número de espaços para atender à demanda dos expositores.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP
Tel: +55 (11) 5032-2727   |   Fax +55 (11) 5031-1900

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021