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ABAG News #35/2011


A G E N D A   A B A G
ABAG recebe Comissão americana
Na quinta, dia 15, a ABAG recebeu a Vice Cônsul para Assuntos Econômicos do Consulado americano, acompanhada de duas representantes da United States International Trade Commission. Esta Comissão, apesar de ser independente, está no Brasil realizando um trabalho para o Congresso americano sobre o mercado brasileiro de aviação geral, com ênfase nos jatos leves. A reunião foi pautada no crescimento do mercado, a que atribuí esse crescimento, a utilização primária para os jatos leves e, particulamente, como ocorre o financiamento para aquisição.
Receberam as informações contidas no Anuário Brasileiro de Aviação Geral e aquelas sobre a crescente participação de empresas estrangeiras na LABACE 2011, fruto da potencialidade do mercado brasileiro.
Bom Voo!
Diretoria Executiva


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Fórum Regional de Aviação Civil
Nos dias 28 e 29 de outubro será realizado no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia,
Primeiro Fórum Regional de Aviação Geral com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás. A programação conterá um ciclo de palestras e a mostra de produtos aeronáuticos
LABACE 2012
Já esta no ar o site da nona edição da LABACE, que pelo entusiasmo dos expositores terá bastantes novidades. Alguns contratos já foram concretizados e outros bem encaminhados.

Táxi Pirata
No número dois do ABAG News, em 2009, a ABAG denunciava a prática danosa do táxi aéreo pirata. Dois anos depois, jornal paulista tem matéria sobre essa prática. Embora saibamos das dificuldades do flagrante, pois operador e passageiro treinam justificativas para a fiscalização que acabam por descaracterizar a marginalidade da operação. O que deve ser feito? Primeiro, continuarmos com os esclarecimentos aos potenciais clientes – a redução do preço é insuficiente para cobrir a segurança exigida no táxi aéreo, e ele, o cliente, tem que saber os riscos que ele corre.
Segundo, ajudar a ANAC a aperfeiçoar seus procedimentos de maneira a melhor coibir a prática pirata. Uma das maneiras é verificar se a aeronave usada é autorizada a realizar táxi aéreo, digitando
a matrícula no site 
www2.anac.gov.br/aeronaves/cons_rab.asp. Caso a aeronave seja particular (PPX) deve ser informado à Agência.
CNS/ATM – A Aviação do Futuro já começou
O Portal do DECEA apresenta a seus usuários o site especial “Conhecendo o CNS/ATM”. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social do DECEA, o site propõe um voo no tempo,
no qual a partir da abordagem das necessidades históricas do transporte aéreo e dos sistemas convencionais estabelecidos ao longo do século XX, são apresentados os novos recursos afinados
ao conceito CNS/ATM. Eles irão assegurar, no País, o transporte aéreo seguro e eficaz em face ao crescimento de tráfego aéreo pelo qual todo o mundo passa e passará ao longo dos próximos anos.

Acesse agora http://www.decea.gov.br/cnsatm
“Tempo sábio”: Dicas práticas e Truques táticos
O tempo é a variável mais crítica e complexa que influencia o voo de uma aeronave. Aprenda algumas dicas e truques para enfrentar as condições climáticas que podem desestabilizar a aeronave em questão.
Riscos no reabastecimento e na extração de combustível
Os riscos presentes ao reabastecer uma aeronave pode causá-la sérios danos, caso as medidas corretas não sejam feitas. Saiba como proceder em tal situação a fim de manter sua aeronave pronta pra um voo seguro.
Primeiro módulo do SIGIPAER entra em operação

A criação do Sistema Integrado de Gerenciamento da Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIGIPAER) visa acompanhar as Recomendações de Segurança de Voo, tornando os processos de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos mais ágeis.
Aeronaves particulares, táxi aéreo e instrução são os principais responsáveis pela movimentação do Aeroporto de Goiânia
A cidade de Goiânia tem mostrado seu potencial na aviação geral, com a formação de recursos humanos nas diversas atividades aeronáuticas desempenhas no seu aeroporto. Em função disso, sediará o 1° Fórum Regional de Aviação Geral a fim de elevar a importância do setor.
Voo exclusivo
Conhecida por desenvolver a economia e a inclusão social nas regiões mais remotas do Brasil, a aviação executiva têm lidado com um novo cliente: o turismo. A fim de driblar os transtornos nos grandes aeroportos brasileiros, os usuários têm procurado a aviação executiva para viagens de lazer.
Aeroportos particulares movimentam mercado de aviação executiva
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as decolagens de aeronaves executivas cresceram 10% em relação a 2010. Os destinos nacionais que lideram esses voos particulares são Bahia e São Paulo, além dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Goiás.
Brasil tem mercado para 100 helicópteros de grande porte

Empresas fabricantes de helicópteros veem o Brasil como foco de investimentos devido à mega descoberta da reserva de petróleo e gás do pré-sal. Tal fato impulsiona a economia do país junto com a aviação executiva.
NBAA informa delegação chinesa sobre a aviação executiva nos EUA
A rápida expansão da aviação executiva da China juntamente com a explosão de sua economia fez com que uma delegação do país consultasse a Associação Nacional de Aviação Executiva norte-americana (NBAA) a fim de entender o funcionamento e a se preparar para lidar com o futuro da aviação executiva chinesa.
Onde manter sua aeronave
Comprar uma aeronave é uma decisão complicada e como se não fosse o suficiente, escolher onde guardá-la pode ser ainda mais difícil. A fim de minimizar tais complexidades, especialistas prestam auxílio para que os compradores saibam qual o melhor lugar para suas aeronaves.
Aviação Privada: Uma década depois e complicações permanecem
O abalo sofrido há 10 anos pelos EUA não foi o suficiente para desanimar o setor da aviação no resto do mundo. Em alguns países a aviação executiva tem se fortalecido. Porém, na Inglaterra existem dificuldades relacionadas à infraestrutura de alguns aeroportos.
ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP

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O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

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