Pular para o conteúdo principal

EsIE coordena exercício internacional de DQBRN


No dia 31 de agosto de 2017, a Escola de Instrução Especializada (EsIE) coordenou e conduziu a parte final do IV Exercício Regional em Assistência e Proteção para Estados Partes da Região da América Latina e do Caribe (ExBRALC), dentro do contexto de Defesa Química Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).
A atividade materializa o compromisso firmado pelo Estado Brasileiro, por meio do Ministério da Defesa (MD), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), com a Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ) no sentido de capacitar recursos humanos na área de Assistência e Proteção em Resposta a Emergências Químicas.
Para tanto, os especialistas em DQBRN da Escola, em parceria com outros integrantes do Sistema DQBRN brasileiro, proporcionaram aos participantes do evento o adestramento prático acerca  do Sistema de Comando de Incidente (SCI), aplicado à resposta a um incidente com desastre em massa; além da observação de uma simulação atinente ao trabalho interagências, no caso de ocorrência de incidente com agente químico tóxico. 
A EsIE é a célula-mater do referido sistema, no âmbito da Forças Armadas Brasileiras, e constitui-se  como a principal capacitadora de recursos humanos, para este fim, na América do Sul.
Participaram desta capacitação militares das Forças Armadas, das Forças Auxiliares e civis do Brasil, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021