Pular para o conteúdo principal

Grupo EDGE e a gigante da construção naval Fincantieri formam joint venture estimada em 30 bilhões de euros

O acordo criará um canal de fabricação naval com sede nos Emirados Árabes Unidos e demonstra compromisso da estatal de Abu Dhabi com soluções marítimas

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos/ Roma, Itália: 21 de fevereiro de 2024 - A EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, adquiriu 51% em uma joint venture com a Fincantieri, uma das maiores empresas de construção naval do mundo. O negócio aumentará a capacidade da EDGE, estatal dos Emirados Árabes, de projetar e construir fragatas e outras embarcações de grande porte, ampliando sua gama de operações e marcando um avanço crucial na diversificação de seu portfólio de soluções marítimas.



Com direção administrativa da Fincantieri, o escopo comercial da joint venture (JV) está avaliado em aproximadamente 30 bilhões de euros. O negócio capitalizará as oportunidades globais de construção naval com foco na fabricação de uma ampla gama de embarcações navais sofisticadas.

A JV, sediada em Abu Dhabi, receberá os direitos principais para pedidos que não sejam da OTAN, especialmente aproveitando a atratividade dos acordos governos com governos (G2G) dos Emirados Árabes Unidos e dos pacotes de financiamento de crédito à exportação, juntamente com vários pedidos estratégicos feitos por países membros selecionados da OTAN.

O termo de compromisso entre as duas empresas foi assinado em Roma, na Itália, por Hamad Al Marar, diretor administrativo e CEO do EDGE Group; Pierroberto Folgiero, CEO e diretor administrativo da Fincantieri, e Dario Deste, gerente geral da divisão de embarcações navais da Fincantieri.

Esse acordo concede à JV uma forte cooperação para comercializar seus produtos com a Marinha de diferentes países do mundo, destacando sua ambição global e seu compromisso com o desenvolvimento de propriedade intelectual conjunta e projetos futuros. Ainda no âmbito da JV, há a previsão de desenvolver um programa subaquático para submarinos de médio porte. 

Para Hamad Al Marar, diretor administrativo e CEO do Grupo EDGE, a joint venture com a Fincantieri é transformadora. “Não estamos apenas expandindo as diversas capacidades da EDGE na construção naval, mas também estabelecendo um novo padrão de colaboração e troca de conhecimento no setor marítimo global. Essa parceria incorpora nosso compromisso com a inovação, aproveitando a experiência inigualável da Fincantieri para explorar oportunidades no mercado global. Esse empreendimento é uma prova de nossa visão estratégica de crescimento por meio da colaboração, prometendo um futuro de avanços tecnológicos e soluções aprimoradas de defesa naval”, disse. 

A JV se concentrará em vendas, operações comerciais e engenharia para projetos e serviços, assumindo o desenvolvimento da propriedade intelectual compartilhada e mantendo os direitos exclusivos de todos os projetos futuros. Além disso, a JV criará uma autoridade de design dedicada, abrindo oportunidades para emiradenses altamente qualificados e atraindo conhecimentos internacionais para apoiar essa iniciativa inovadora e estratégica.

Pierroberto Folgiero, CEO e Diretor Geral do Grupo Fincantieri, disse: "Estamos honrados e ansiosos para unir forças com o Grupo EDGE com o objetivo de criar uma plataforma industrial única capaz de abordar com o máximo de empreendedorismo e competências distintas as consideráveis oportunidades de mercado originadas nos Emirados Árabes Unidos e dos Emirados Árabes Unidos para os mercados internacionais".

A Fincantieri tem uma extensa experiência no ramo marítimo, tendo construído mais de 7.000 navios, além de atuar como fornecedora-chave para várias Marinhas e para o setor de navios de cruzeiro.


Hamad Al Marar, MD e CEO do EDGE Group e Pierroberto Folgiero, CEO da Fincantieri, Gen. Claudio Graziano, Presidente da FINCANTIERI, Subsecretário de Estado - Matteo Perego di Cremnago, Gen. Luciano Portolano - Secretário Geral de Defesa/Diretor Nacional de Armamentos

Sobre a EDGE

Lançado em novembro de 2019, o EDGE dos Emirados Árabes Unidos é um dos principais grupos de tecnologia avançada do mundo, estabelecido para desenvolver soluções ágeis, ousadas e disruptivas para defesa e além, e para ser um catalisador de mudanças e transformações. Ele se dedica a trazer inovações, produtos e serviços revolucionários para o mercado com maior velocidade e eficiência, a posicionar os EAU como um centro global líder para os futuros setores e a criar caminhos claros dentro do setor para que a próxima geração de talentos altamente qualificados prospere. Com foco na adoção de tecnologias 4IR, a EDGE está impulsionando o desenvolvimento de capacidades soberanas para exportação global e para a preservação da segurança nacional, trabalhando com operadores de linha de frente, parceiros internacionais e adotando tecnologias avançadas, como capacidades autônomas, sistemas ciber-físicos, sistemas de propulsão avançados, robótica e materiais inteligentes. A EDGE converge P&D, tecnologias emergentes, transformação digital e inovações do mercado comercial com capacidades militares para desenvolver soluções revolucionárias adaptadas aos requisitos específicos de seus clientes. Com sede em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, a EDGE consolida mais de 25 entidades em cinco grupos principais: Plataformas e Sistemas, Mísseis e Armas, Tecnologias Espaciais e Cibernéticas, Comércio e Suporte a Missões e Segurança Interna.

Sobre a Fincantieri

 A Fincantieri é um dos maiores grupos de construção naval do mundo, o único ativo em todos os setores da indústria naval de alta tecnologia. É líder na construção e transformação de navios de cruzeiro, navais e offshore de petróleo e gás e eólicos, bem como na produção de sistemas e equipamentos de componentes, serviços pós-venda e soluções de interiores marítimos. Graças à experiência desenvolvida na gestão de projetos complexos, o Grupo possui referências de primeira classe em infraestruturas e é um player de referência em tecnologias digitais e segurança cibernética, eletrônica e sistemas avançados.

 Com mais de 230 anos de história e mais de 7.000 navios construídos, a Fincantieri mantém seus centros de know-how, expertise e gestão na Itália, empregando aqui 10.000 trabalhadores e criando cerca de 90.000 empregos, que se duplicam em todo o mundo graças a uma rede de produção de 18 estaleiros que operam em quatro continentes e com quase 21.000 funcionários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021