quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Grupo EDGE e a gigante da construção naval Fincantieri formam joint venture estimada em 30 bilhões de euros

O acordo criará um canal de fabricação naval com sede nos Emirados Árabes Unidos e demonstra compromisso da estatal de Abu Dhabi com soluções marítimas

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos/ Roma, Itália: 21 de fevereiro de 2024 - A EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, adquiriu 51% em uma joint venture com a Fincantieri, uma das maiores empresas de construção naval do mundo. O negócio aumentará a capacidade da EDGE, estatal dos Emirados Árabes, de projetar e construir fragatas e outras embarcações de grande porte, ampliando sua gama de operações e marcando um avanço crucial na diversificação de seu portfólio de soluções marítimas.



Com direção administrativa da Fincantieri, o escopo comercial da joint venture (JV) está avaliado em aproximadamente 30 bilhões de euros. O negócio capitalizará as oportunidades globais de construção naval com foco na fabricação de uma ampla gama de embarcações navais sofisticadas.

A JV, sediada em Abu Dhabi, receberá os direitos principais para pedidos que não sejam da OTAN, especialmente aproveitando a atratividade dos acordos governos com governos (G2G) dos Emirados Árabes Unidos e dos pacotes de financiamento de crédito à exportação, juntamente com vários pedidos estratégicos feitos por países membros selecionados da OTAN.

O termo de compromisso entre as duas empresas foi assinado em Roma, na Itália, por Hamad Al Marar, diretor administrativo e CEO do EDGE Group; Pierroberto Folgiero, CEO e diretor administrativo da Fincantieri, e Dario Deste, gerente geral da divisão de embarcações navais da Fincantieri.

Esse acordo concede à JV uma forte cooperação para comercializar seus produtos com a Marinha de diferentes países do mundo, destacando sua ambição global e seu compromisso com o desenvolvimento de propriedade intelectual conjunta e projetos futuros. Ainda no âmbito da JV, há a previsão de desenvolver um programa subaquático para submarinos de médio porte. 

Para Hamad Al Marar, diretor administrativo e CEO do Grupo EDGE, a joint venture com a Fincantieri é transformadora. “Não estamos apenas expandindo as diversas capacidades da EDGE na construção naval, mas também estabelecendo um novo padrão de colaboração e troca de conhecimento no setor marítimo global. Essa parceria incorpora nosso compromisso com a inovação, aproveitando a experiência inigualável da Fincantieri para explorar oportunidades no mercado global. Esse empreendimento é uma prova de nossa visão estratégica de crescimento por meio da colaboração, prometendo um futuro de avanços tecnológicos e soluções aprimoradas de defesa naval”, disse. 

A JV se concentrará em vendas, operações comerciais e engenharia para projetos e serviços, assumindo o desenvolvimento da propriedade intelectual compartilhada e mantendo os direitos exclusivos de todos os projetos futuros. Além disso, a JV criará uma autoridade de design dedicada, abrindo oportunidades para emiradenses altamente qualificados e atraindo conhecimentos internacionais para apoiar essa iniciativa inovadora e estratégica.

Pierroberto Folgiero, CEO e Diretor Geral do Grupo Fincantieri, disse: "Estamos honrados e ansiosos para unir forças com o Grupo EDGE com o objetivo de criar uma plataforma industrial única capaz de abordar com o máximo de empreendedorismo e competências distintas as consideráveis oportunidades de mercado originadas nos Emirados Árabes Unidos e dos Emirados Árabes Unidos para os mercados internacionais".

A Fincantieri tem uma extensa experiência no ramo marítimo, tendo construído mais de 7.000 navios, além de atuar como fornecedora-chave para várias Marinhas e para o setor de navios de cruzeiro.


Hamad Al Marar, MD e CEO do EDGE Group e Pierroberto Folgiero, CEO da Fincantieri, Gen. Claudio Graziano, Presidente da FINCANTIERI, Subsecretário de Estado - Matteo Perego di Cremnago, Gen. Luciano Portolano - Secretário Geral de Defesa/Diretor Nacional de Armamentos

Sobre a EDGE

Lançado em novembro de 2019, o EDGE dos Emirados Árabes Unidos é um dos principais grupos de tecnologia avançada do mundo, estabelecido para desenvolver soluções ágeis, ousadas e disruptivas para defesa e além, e para ser um catalisador de mudanças e transformações. Ele se dedica a trazer inovações, produtos e serviços revolucionários para o mercado com maior velocidade e eficiência, a posicionar os EAU como um centro global líder para os futuros setores e a criar caminhos claros dentro do setor para que a próxima geração de talentos altamente qualificados prospere. Com foco na adoção de tecnologias 4IR, a EDGE está impulsionando o desenvolvimento de capacidades soberanas para exportação global e para a preservação da segurança nacional, trabalhando com operadores de linha de frente, parceiros internacionais e adotando tecnologias avançadas, como capacidades autônomas, sistemas ciber-físicos, sistemas de propulsão avançados, robótica e materiais inteligentes. A EDGE converge P&D, tecnologias emergentes, transformação digital e inovações do mercado comercial com capacidades militares para desenvolver soluções revolucionárias adaptadas aos requisitos específicos de seus clientes. Com sede em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, a EDGE consolida mais de 25 entidades em cinco grupos principais: Plataformas e Sistemas, Mísseis e Armas, Tecnologias Espaciais e Cibernéticas, Comércio e Suporte a Missões e Segurança Interna.

Sobre a Fincantieri

 A Fincantieri é um dos maiores grupos de construção naval do mundo, o único ativo em todos os setores da indústria naval de alta tecnologia. É líder na construção e transformação de navios de cruzeiro, navais e offshore de petróleo e gás e eólicos, bem como na produção de sistemas e equipamentos de componentes, serviços pós-venda e soluções de interiores marítimos. Graças à experiência desenvolvida na gestão de projetos complexos, o Grupo possui referências de primeira classe em infraestruturas e é um player de referência em tecnologias digitais e segurança cibernética, eletrônica e sistemas avançados.

 Com mais de 230 anos de história e mais de 7.000 navios construídos, a Fincantieri mantém seus centros de know-how, expertise e gestão na Itália, empregando aqui 10.000 trabalhadores e criando cerca de 90.000 empregos, que se duplicam em todo o mundo graças a uma rede de produção de 18 estaleiros que operam em quatro continentes e com quase 21.000 funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!