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C295 atinge 300 pedidos: a história de um líder global

 A aeronave de transporte tático médio Airbus C295 atingiu 300 pedidos. 

Do Oceano Pacífico ao deserto da Arábia, da selva tropical ao Sahel e às estepes do Cazaquistão, o C295 e a sua quota de mercado tornaram-se uma história de sucesso para a indústria aeroespacial europeia e espanhola.




Aqui estão 45 fatos e números interessantes sobre a aeronave:

Do primeiro C295 ao 300


1. O Airbus C295 atingiu 300 encomendas após a aquisição pela República do Cazaquistão de uma terceira aeronave, em configuração de transporte, para o Serviço de Aviação do Comitê de Segurança Nacional. Esta nova aeronave junta-se aos dois C295 já operados por esta agência.

2. Em 1999, a Força Aérea e Espacial Espanhola tornou-se o primeiro cliente do C295 ao adquirir nove aeronaves, em configuração de transporte, sendo a primeira aeronave entregue em 2000.

 

3. O C295 é líder de mercado na categoria de transporte tático médio, com mais de 80% do mercado. Existem atualmente 41 operadoras de 37 países na Europa, Américas, África e Ásia. Destes 41 operadores, 19 repetiram encomendas.

4. A Índia é o maior cliente do C295, com 56 unidades, 16 montadas em Sevilha e as restantes a serem montadas pela Tata em Vadodara, na Índia. Em setembro de 2023, a Força Aérea Indiana (IAF) recebeu a primeira aeronave. A entrega da segunda aeronave está prevista para maio de 2024 e as próximas 14 serão entregues na proporção de uma por mês até agosto de 2025.

5. Até o momento, o C295 acumulou 610 mil horas de voo entre todos os seus operadores. A operadora com maior número de horas de voo é a Força Aérea e Espacial Espanhola, com mais de 90.000 horas de voo. A Força Aérea Brasileira possui o C295 com maior número de horas de voo, acumulando mais de 9.000 horas de voo.

 

Cidadão global


6. Após o sucesso do C212 e do CN235, a Construcciones Aeronáuticas (CASA), origem da Airbus em Espanha, decidiu lançar o C295, a evolução natural do CN235, uma aeronave um pouco maior com 50% mais capacidades.

 

7. Comparado ao seu antecessor, o C295 é caracterizado por um motor mais potente, o Pratt & Whitney Canada PW100 de 2645 cv, uma nova hélice, uma asa redesenhada, entre outras mudanças, mas mantendo ao máximo a semelhança entre ambas as plataformas .

 

8. O nome C295 significa C para CASA, 2 para o número de motores e 95 para a carga útil máxima inicialmente prevista: 9,5 toneladas.

 

9. O programa foi lançado oficialmente em 1996, a construção do primeiro protótipo começou no início de 1997 e o primeiro voo ocorreu em Novembro desse ano em Getafe, Madrid. Em novembro de 1999, o Instituto Nacional Espanhol de Tecnologia Aeroespacial (INTA) certificou militarmente a aeronave pela primeira vez.

10. O desenvolvimento da aeronave é realizado por engenheiros da Airbus, principalmente espanhóis, mas continua a ser uma história de sucesso do esforço europeu da Airbus.

 

11. A 35ª Ala da Força Aérea e Espacial Espanhola opera a sua frota de C295 em configuração de transporte a partir da Base Aérea de Getafe. Por exemplo, estes C295 fazem parte do Destacamento de Marfim no Senegal para apoiar o Mali na luta contra o jihadismo. 

 

12. O Instituto Nacional Espanhol de Tecnologia Aeroespacial (INTA) opera um C295 desde 2023 para investigação científica, como a recolha de dados geoespaciais (agricultura, geologia, atmosfera, águas interiores).

13. Em dezembro de 2023, o Ministério da Defesa espanhol também adquiriu 16 C295 em configurações de patrulha marítima e vigilância. Estas aeronaves, que serão concebidas e fabricadas inteiramente em Espanha, reforçam a pegada industrial de defesa e a soberania nacional.

 

14. O C295 MPA adquirido pela Espanha é a configuração de missão mais avançada e o C295 com as capacidades mais elevadas. Um grande projeto de desenvolvimento que reunirá as mais recentes tecnologias para proporcionar uma grande vantagem operacional ao nosso cliente.

 

Produção, manutenção e treinamento


15. Os trabalhos de projeto e engenharia do C295 são realizados nas instalações da Airbus em Getafe.

 

16. A fábrica de Tablada em Sevilha realiza a pré-montagem de grandes componentes do C295, como a fuselagem, que é posteriormente montada na linha de montagem final (FAL).

17. O C295 FAL está localizado nas instalações da Airbus em San Pablo Sur, em Sevilha.

 

18. A montagem de uma aeronave é um processo complexo que depende de muitas variáveis ​​de fabrico mas, a título aproximado, pode dizer-se que um C295 em configuração de transporte é entregue num período entre um e dois anos. Os prazos de entrega para uma versão de missão padrão seriam de 2 anos. Este tempo pode aumentar dependendo da configuração selecionada.

19. Entre 200 e 250 pessoas estão diretamente envolvidas no processo de fabricação do C295.

 

20. O processo de montagem final é dividido em quatro partes: integração, testes, pintura e voo.

 

21. A produção do C295 é caracterizada pela digitalização, sendo utilizados tablets ou óculos de realidade mista para montar as peças em vez de papel.

 

22. Outro FAL está atualmente em construção em Vadodara, na Índia, para a produção de 40 dos 56 C295 da Força Aérea Indiana. A entrega do primeiro C295 “Make in India” está prevista para 2026.

23. A instalação de San Pablo Norte realiza manutenção, reparo e revisão (MRO) em C295 já em serviço com vários clientes.

 

24. Pilotos, técnicos de manutenção e loadmasters de diversos clientes do C295 são treinados no Centro Internacional de Treinamento (ITC) em San Pablo, com cursos com duração de 2 a 60 dias. O ITC possui dois simuladores de voo C295, um com aviônicos Thales e outro com aviônicos Collins. 

 

25. Desde a entrega da primeira aeronave C295, aproximadamente 700 pilotos e 1.700 técnicos de manutenção foram treinados e qualificados no ITC.

26. A Airbus fornece apoio nas bases aéreas dos operadores C295 através do seu pessoal de serviço para garantir a maior disponibilidade possível da frota. Os representantes de serviço de campo da Airbus (FSR) estão atualmente implantados em bases C295 em Burkina Faso, Brunei, Canadá, Colômbia, Egito, Índia, Irlanda, Cazaquistão, México, Portugal, Senegal, Sérvia e Emirados Árabes Unidos.

 

Versões


27. O C295 caracteriza-se pela sua versatilidade, tanto em termos de missões como de configurações. A versão mais vendida do C295 é a versão de transporte, capaz de transportar 70 militares ou 48 paraquedistas, pessoal VIP, cargas de contêineres, veículos ou paletes. Sérvia, Polónia e México são alguns dos operadores da versão de transporte.

28. O C295 pode ser convertido em ambulância aérea com até 24 macas e 7 auxiliares médicos ou até cuidados intensivos. Durante a crise da COVID-19, em catástrofes humanitárias como o Ciclone Idai em Moçambique ou em conflitos de guerra como o Afeganistão ou o Mali, o C295 tem sido utilizado na configuração de evacuação médica (MEDEVAC).

 

29. A versão de patrulha marítima (C295 MPA) realiza missões de vigilância, guerra anti-submarina e anti-superfície, graças ao uso de sensores ativos e passivos, um detector de anomalias magnéticas e um radar de alto desempenho.

 

30. A vigilância marítima e terrestre e a busca e salvamento são as principais missões da variante MSA (Aeronave de Vigilância Marítima), adquirida por Portugal, Chile, Omã, Brasil, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Canadá, Irlanda, Angola e Espanha.

31. O C295 também pode ser configurado para apoiar Operações Especiais, com configurações incrementais que vão desde uma aeronave de transporte até uma aeronave de missão armada internamente e/ou sob as asas para realizar operações de apoio aéreo aproximado (CAS).

32. Os C295 de missão estão equipados com o sistema de missão FITS (Fully Integrated Tactical System), desenvolvido pela Airbus Defence and Space, que permite ao C295 desempenhar funções que vão desde guerra anti-submarina e anti-superfície (ASW) até busca e salvamento. (SAR), patrulha marítima (MPA), inteligência de sinais (SIGINT) e proteção ambiental, entre outros. O FITS pode ser operado remotamente a partir de terra.

 

33. O C295 também pode ser utilizado como avião-tanque para reabastecimento aéreo de outras aeronaves ou helicópteros, tanto em operações diurnas quanto noturnas. Isto requer a instalação de um kit roll-on/roll-off.

 

Missões


34. Versatilidade, confiabilidade e baixo custo são as marcas registradas do C295 e fizeram dele um sucesso global. Nas implantações mais exigentes, alcançou taxas de disponibilidade da frota superiores a 95%. É o caso dos dois C295 da Força Aérea e Espacial Espanhola, que operaram uma média de 160 horas por mês durante 11 meses no Chade em apoio à missão da EUFOR para melhorar a segurança na região.

 

35. O Senegal está a utilizar o C295 na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA). Por exemplo, em apenas 14 dias em 2024, realizaram 28 voos com uma média de 16 horas por dia (221 horas no total). Durante estes voos, percorreram 43.400 milhas náuticas (cerca de 80.000 km) e transportaram 1.000 passageiros e 56 toneladas de carga (com uma média de 2 toneladas de carga e 35 passageiros por voo).

36. O C295 é capaz de decolar e pousar em pistas curtas (STOL), de superfície macia e não pavimentadas, tornando-o a aeronave ideal para teatros de operação em todo o mundo, desde climas desérticos e áridos até climas frios e tropicais.

 

37. Um exemplo de capacidade STOL é a utilização de estradas pelos C295 polacos ou finlandeses como pistas para se prepararem para um ataque.

38. Em junho de 2023, um C295 da Força Aérea Colombiana transportou as quatro crianças que haviam passado quarenta dias perdidas na selva colombiana para um hospital em Bogotá. Assim que se soube que as crianças haviam sido encontradas, um C295 foi modificado em apenas uma hora e meia para se tornar uma ambulância aérea. O piloto pousou com óculos de visão noturna em uma pista despreparada e sem torre, onde as crianças foram recolhidas e levadas de avião para Bogotá.

 

39. O C295 navega em altitudes de até 30.000 pés, mas também se destaca em baixas altitudes e baixas velocidades, ideal para missões de patrulha marítima.

40. As missões dos dois C295 do Irish Air Corps incluem a monitorização da pesca ilegal nos seus pesqueiros e da poluição proveniente de navios perto das suas costas.

 

41. Portugal utiliza frequentemente os seus C295 para transportar pacientes que necessitam de cuidados médicos entre as ilhas dos Açores ou do arquipélago da Madeira ou para o continente.

 

42. Durante a crise da COVID-19, a 35ª ala da Força Aérea e Espacial Espanhola transportou máscaras e rações alimentares num C295 para a ilha de Tenerife, na costa de África, enquanto as autoridades brasileiras carregavam a aeronave com respiradores em São Paulo , com destino a Fortaleza, no Nordeste do país. Outros operadores do C295 utilizaram-no para transportar cidadãos infectados com o vírus.

43. A Marinha do Chile utilizou seus C295 para apoiar o combate a incêndios na região de Biobío, no sul do país, enquanto a Colômbia utilizou a aeronave para criar linhas de água para combater incêndios em Vichada, na fronteira com a Venezuela.

 

44. O C295 também é utilizado para o envio de material humanitário, como é o caso da Força Aérea Filipina, que enviou 1.500 caixas de ajuda para Visayas e Mindanao após as inundações que afectaram estas regiões do país.

45. O C295 também pode voar com até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF), uma mistura de óleos usados, vegetais e gorduras, livre de aromáticos e enxofre, sem modificações na aeronave, como parte da meta de descarbonização da aviação militar. 

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