Pular para o conteúdo principal

ENTREVISTA: RALPH CORREA, DA CENIC ENGENHARIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO (SJC)

  • Localizada na cidade de São José dos Campos, a CENIC é referência na área estrutural para o setor aeroespacial brasileiro.

O ENTREVISTADO

Ralph Correa





Possui mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1979). Atualmente é Administrativo da CENIC ENGENHARIA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Materiais e Processos para Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial.

Acadêmico

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica

1976 - 1979

Orientador: Prof. Phd Hazim Ali Al Qureshi


Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Materiais e Processos para Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Materiais e Processos para Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial.

A EMPRESA


A CENIC é uma empresa brasileira, constituída por profissionais de engenharia com larga experiência no desenvolvimento de componentes mecânicos e estruturais avançados, atuante há mais de uma década em variados campos da tecnologia, como a indústria de petróleo, próteses de alta precisão, painéis solares para satélites, etc.

A CENIC é uma fornecedora de equipamentos especiais de alta tecnologia agregada.

É característica comum em seus produtos o elevado conteúdo tecnológico e a forte ênfase nas soluções baseadas no emprego de materiais de alto desempenho, como os compostos reforçados por fibras de vidro, carbono e aramida.

Possui recursos humanos e demais facilidades para realização de projetos, análises estruturais, prototipagem, produção, integração e ensaios de equipamentos e componentes com requisitos funcionais diversos, suportando suas atividades com ferramentas computacionais de última geração, como CAE / NASTRAN e CAD / CATIA.

A empresa projeta, desenvolve e fabrica sistemas diversos de transmissão mecânica baseados no emprego de eixos reforçados com fibras de carbono, com mais de uma centena desses equipamentos operando sem problemas em todo território nacional, em especial acionando os grandes ventiladores das torres de resfriamento d'água integradas às plantas químicas, petroquímicas e refinarias de petróleo.

A CENIC também projeta, desenvolve e fabrica componentes diversos para emprego médico baseados no emprego de fibras de carbono, em especial partes de alta resistência, baixo peso e transparentes aos raios X, utilizada em fixadores externos no campo da Ortopedia.


Na Indústria de Óleo e Gás, a CENIC projeta, desenvolve e fabrica equipamentos diversos baseados no emprego materiais compostos estruturados com fibras de carbono, aramida e vidro, destinados ao atendimento de necessidades específicas de instalações “offshore”, atendendo a severos requisitos de baixo peso, alto desempenho estrutural, resistência à corrosão e ao desgaste.



Dentre os diversos serviços de projeto, desenvolvimento, prototipagem e testes prestados pela empresa, destacamos alguns exemplos:

• Concepções, projetos, desenvolvimento e fabricação de componentes e equipamentos baseados no emprego de materiais compostos ( vidro, carbono e aramida );

• Desenvolvimento e fabricação de equipamentos não metálicos para emprego off shore;

• Desenvolvimento e fabricação de isoladores elétricos com requisitos de resistência estrutural;

• Desenvolvimento e fabricação de sistemas de transmissão mecânica empregando eixos com estrutura em fibra de carbono;

• Desenvolvimento e fabricação de equipamentos para uso médico com baixo peso, alta resistência e transparência radiológica, baseados no emprego de fibras de carbono;

• Projetos mecânicos e estruturais. Análise de tensões e deformações / Suporte a projetos de molas e mecanismos

• Otimização estrutural. Redução de peso;

• Análises de problemas dinâmicos: vibrações / freqüências naturais / ruído;

• Cálculos estruturais pelo método de elementos finitos em regime linear e não linear;

• Cálculos de resistência à fadiga e mecânica de fraturas;

• Cálculos de cargas aerodinâmicas;

• Cálculos de tensões térmicas;

• Análises de acoplamentos elásticos / Juntas metal-borracha;

• Análises de estabilidade / Flambagem;

• Estabelecimento de especificações de ensaios mecânicos e estruturais / reduções de dados / análise de resultados



Dentre os diversos equipamentos especiais fabricados e tecnologias dominadas, salientam-se, dentre inúmeros campos de aplicação, os seguintes exemplos:

• Produção de componentes especiais em fibra de carbono e aramida para emprego em plataformas de petróleo

• Produção de eixos de transmissão em fibra de carbono;

• Produção de tanques, conteiners e tubulações em materiais compostos ( plástico reforçado ) para emprego industrial;

• Produção de isoladores elétricos em fibra de vidro;

• Produção de componentes radio-transparentes para uso médico;

• Produção de componentes aeronáuticos;

• Produção de peças em geral pelos processos de “vacuum bagging”, “hand layup”, prensagem, bobinagem e pultrusão.


CENIC Engenharia, Indústria e Comércio Ltda
Av.Marginal B, 1648 Chácaras Reunidas CEP: 12238-390
São José dos Campos - SP - Brazil
Tel: 55 12 3202-4202
cenic@cenic.biz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...