Pular para o conteúdo principal

Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Luís Carlos Affonso, é homenageado com primeiro Prêmio Pathfinder

 

 

O Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Luís Carlos Affonso, foi apresentado na noite de ontem, durante a 66ª edição do Aviation Week Network’s Laureate Awards, como o primeiro vencedor do Prêmio Pathfinder. 


A prestigiada premiação reconheceu sua significante contribuição de mais de 41 anos ao desenvolvimento da indústria aeroespacial. 


O evento é uma das maiores cerimônias anuais do setor aeroespacial e foi realizado no National Building Museum em Washington, DC, nos Estados Unidos.

 

“É uma grande honra ser escolhido para o primeiro Prêmio Pathfinder. Este reconhecimento é uma homenagem a todos da Embraer e ao espírito de uma equipe que nos faz voar cada dia mais alto. Gostaria de dedicar este prêmio à minha família e aos colaboradores da Embraer de hoje e do passado, cuja competência, criatividade e paixão por fazer a diferença tornaram todos os nossos projetos possíveis”, disse Affonso, que ingressou na Embraer em 1983 e liderou, em diferentes cargos, o lançamento e desenvolvimento de novas aeronaves comerciais e executivas da empresa desde a sua privatização em 1994.

 

“Estou extremamente orgulhoso da forte cultura que desenvolvemos na Embraer, que foi inspirada por nossos fundadores a pensar grande com muita empatia pelos nossos clientes, a criar produtos inovadores, diferenciados e seguros, e então ter a competência e paixão por fazer acontecer. Gostaria de agradecer aos colaboradores, líderes, clientes e parceiros com quem tive o privilégio de trabalhar, pois foram pessoas muito importantes nesta trajetória de vida e enriqueceram minhas experiências profissionais e pessoais.”

 

Como Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Luís Carlos Affonso é parte do time que liderou a bem-sucedida recuperação dos negócios da empresa nos últimos anos. Atualmente, lidera o desenvolvimento de novas tecnologias que promoverão uma aviação mais sustentável no futuro, bem como soluções inovadoras para a mobilidade aérea urbana.

 


 

Biografia

Luís Carlos Affonso é Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer desde julho de 2020, reportando-se ao Presidente e CEO da Companhia. Acumula também, desde maio de 2022, a Presidência do Conselho de Administração da EVE Air Mobility, empresa dedicada à mobilidade aérea urbana.

 

Após ocupar diversas posições de crescentes responsabilidades, Luís Carlos Affonso foi indicado, em 1995, a Diretor de Engenharia e Engenheiro-Chefe, sendo responsável pelo desenvolvimento e certificação da família de jatos regionais ERJ-145, que entrou em serviço em 1996 e permitiu a recuperação da Embraer após a privatização ocorrida dois anos antes.

 

A partir de 1999, Affonso liderou o desenvolvimento da família EMBRAER 170/190, os E-Jets E1, desde o lançamento até a entrada em serviço em 2004. Essas aeronaves se tornaram um dos maiores sucessos da história da aviação comercial mundial, posicionando a Embraer como empresa líder neste segmento de mercado.

 

Entre 2005 e 2011, foi o primeiro Presidente & CEO da recém-criada Unidade de Negócios da Aviação Executiva, lançando as famílias de aeronaves Phenom e Praetors e estruturando todas as funções da nova Unidade. Posteriormente, assumiu como Vice-Presidente de Operações e COO da unidade de Aviação Comercial até 2017, quando liderou o lançamento e desenvolvimento dos jatos E-Jets E2 até sua entrada em serviço. Foi responsável posteriormente pelas áreas de Estratégia Corporativa, Inovação e Transformação Digital, colaborando com o lançamento da EVE, uma companhia dedicada à mobilidade aérea urbana.

 

Affonso é graduado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e obteve MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em conexão com a Universidade de São Paulo (USP), e concluiu programas executivos em gestão e estratégia pela University of Michigan Business School e MIT Sloan School of Management.

 

Affonso é um experiente piloto de planador e tetracampeão brasileiro de voo a vela. Também tem licença de piloto comercial com habilitação multimotor e IFR, e é habilitado para voar os jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300 e os E-Jets.



 

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

 

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

 

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021