O Aeroporto Internacional de Linkoping, na Suécia, opera diversos voos, como por exemplo, três frequências diárias para Amsterdã (Holanda).
Trata-se de um aeroporto bastante interessante não só pela Aviação Comercial, mas também por que é ali que a SAAB produz o caça Gripen E/F e moderniza os caças das versões C/D.
Nas fotos enviadas por um holandês seguidor do Canal CaiafaMaster, podemos ver um caça monoplace Gripen E recém saído da linha de produção.
Trata-se do exemplar inaugural de série destinado a Força Aérea Brasileira com as novas modificações introduzidas no design do caça, a primeira com relação a novos canards, e a segunda sobre a nova asa com desenho reformulado e novas superfícies aerodinâmicas, os chamados elevons internos e externos, redesenhados com maior área.
Além dos elevons, os canards também mudaram, e essas alterações permitem menos arrasto e mais sustentação aerodinâmica, favorecendo o voo a baixa velocidade.
A aeronave deverá passar pela sequência normal de testes em solo e em voo, ainda em Linkoping, antes de ser preparada para envio ao Brasil.
Os caças F.39E Gripen já entregues a Força Aérea Brasileira, que não possuem essas modificações, deverão recebê-las posteriormente, os trabalhos sendo realizados na unidade fabril da Embraer Defesa e Segurança e SAAB do Brasil em Gavião Peixoto (SP).
Observar na foto acima a nova asa com os elevons de maior área defletidos, e os novos canards, com novo design.
O quê mudou nos canards?
ResponderExcluirO posicionamento
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