Nasce a Joint Venture Leonardo Rheinmetall: um novo player na produção europeia de sistemas de defesa terrestre! Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV)
- Novos tanques e veículos de combate para o Exército Italiano
- Joint venture 50/50, com sede em Roma, com sede operacional em La Spezia
- 60% das atividades serão desenvolvidas na Itália
- O primeiro objetivo é equipar as Forças Armadas italianas com veículos de combate: o Main Battle Tank (MBT) e o Lynx como sistema blindado de combate de infantaria (AICS).
- Perspectivas promissoras de exportação futura
A joint venture entre Leonardo e Rheinmetall está em andamento com o objetivo de formar um novo núcleo europeu para o desenvolvimento e produção de veículos militares de combate na Europa.
As empresas já haviam assinado um Memorando de Entendimento (MoU) correspondente no início de julho de 2024.
Rheinmetall AG e Leonardo SpA serão acionistas iguais (50% cada) da nova empresa Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV), que terá sede em Roma e sede operacional em La Spezia .
A finalização dos acordos e a constituição da empresa, prevista para o primeiro trimestre de 2025, estão sujeitas às habituais autorizações regulatórias para operações desta natureza.
O objetivo principal da joint venture é o desenvolvimento industrial e posterior comercialização do novo Main Battle Tank italiano (MBT) e da nova plataforma Lynx para o programa Armored Infantry Combat System (AICS) dentro do programa de sistemas terrestres do Exército Italiano.
Está também previsto o desenvolvimento e produção de outros veículos desta família, como veículos de recuperação, engenharia e colocação de pontes. Ambos os parceiros também esperam que os seus produtos conjuntos ofereçam amplas oportunidades de vendas nos mercados internacionais.
Armin Papperger, CEO da Rheinmetall AG : “ Estamos criando um novo peso pesado na produção europeia de blindados. Leonardo e Rheinmetall, dois principais fornecedores europeus de tecnologias de defesa, unem forças para realizar projetos ambiciosos. Visamos, em primeiro lugar, o mercado italiano, mas também visaremos outros países parceiros que necessitarão de modernizar os seus sistemas de combate no futuro. A Rheinmetall possui as tecnologias perfeitas para as necessidades da Itália ”.
Roberto Cingolani, CEO da Leonardo : “ Este é um passo significativo para a criação de um sistema de defesa europeu baseado em plataformas especializadas partilhadas. Rheinmetall e Leonardo pretendem desenvolver tecnologias de ponta capazes de competir internacionalmente ”.
O Panther KF51 desenvolvido pela Rheinmetall servirá de base para o novo tanque que substituirá o Ariete no exército italiano.
O programa italiano AICS prevê a aquisição futura de mais de 1.000 sistemas de combate blindados em 16 variantes.
Além do clássico veículo de combate de infantaria, haverá versões antiaérea (Skyranger), de reconhecimento e antitanque.
Todos os modelos terão design modular e o veículo de combate de infantaria Rheinmetall Lynx formará a base tecnológica.
Foi acordada uma divisão de trabalho de 50:50 para a joint venture , com 60% das atividades a serem realizadas na Itália , incluindo integração, testes de aprovação, atividades de entrega e apoio logístico.
No âmbito dos programas MBT e AICS, os sistemas de missão, suítes eletrônicas e integração de armas serão desenvolvidos e produzidos pela Leonardo de acordo com os requisitos do cliente italiano.
A Rheinmetall já tem uma grande presença em Itália, operando sob três marcas e com um total de cerca de 1.500 funcionários em cinco locais em Itália, com vendas de cerca de mil milhões de euros.
Acho o KF51-Panther caríssimo e não está nos planos do EB um carro tão caro , e o IFV dele também deve ser o olho da cara , mas o peso dele é ideal , além de que ele pode ser equipado com tubo de 130 mm na mesma torre , mas , sonhar ainda não foi taxado
ResponderExcluir