Pular para o conteúdo principal

Nasce a Joint Venture Leonardo Rheinmetall: um novo player na produção europeia de sistemas de defesa terrestre! Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV)


  • Novos tanques e veículos de combate para o Exército Italiano


  • Joint venture 50/50, com sede em Roma, com sede operacional em La Spezia 
  • 60% das atividades serão desenvolvidas na Itália 
  • O primeiro objetivo é equipar as Forças Armadas italianas com veículos de combate: o Main Battle Tank (MBT) e o Lynx como sistema blindado de combate de infantaria (AICS).
  • Perspectivas promissoras de exportação futura 


A joint venture entre Leonardo e Rheinmetall está em andamento com o objetivo de formar um novo núcleo europeu para o desenvolvimento e produção de veículos militares de combate na Europa. 

As empresas já haviam assinado um Memorando de Entendimento (MoU) correspondente no início de julho de 2024. 

Rheinmetall AG e Leonardo SpA serão acionistas iguais (50% cada) da nova empresa Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV), que terá sede em Roma e sede operacional em La Spezia . 

A finalização dos acordos e a constituição da empresa, prevista para o primeiro trimestre de 2025, estão sujeitas às habituais autorizações regulatórias para operações desta natureza. 

KF-51 e KF-41 lado a lado. Foto: Roberto Caiafa

O objetivo principal da joint venture é o desenvolvimento industrial e posterior comercialização do novo Main Battle Tank italiano (MBT) e da nova plataforma Lynx para o programa Armored Infantry Combat System (AICS) dentro do programa de sistemas terrestres do Exército Italiano

Está também previsto o desenvolvimento e produção de outros veículos desta família, como veículos de recuperação, engenharia e colocação de pontes. Ambos os parceiros também esperam que os seus produtos conjuntos ofereçam amplas oportunidades de vendas nos mercados internacionais.


Armin Papperger, CEO da Rheinmetall AG : “ Estamos criando um novo peso pesado na produção europeia de blindados. Leonardo e Rheinmetall, dois principais fornecedores europeus de tecnologias de defesa, unem forças para realizar projetos ambiciosos. Visamos, em primeiro lugar, o mercado italiano, mas também visaremos outros países parceiros que necessitarão de modernizar os seus sistemas de combate no futuro. A Rheinmetall possui as tecnologias perfeitas para as necessidades da Itália ”.

Roberto Cingolani, CEO da Leonardo : “ Este é um passo significativo para a criação de um sistema de defesa europeu baseado em plataformas especializadas partilhadas. Rheinmetall e Leonardo pretendem desenvolver tecnologias de ponta capazes de competir internacionalmente ”.


KF-51 Panther - Foto: Roberto Caiafa

O Panther KF51 desenvolvido pela Rheinmetall servirá de base para o novo tanque que substituirá o Ariete no exército italiano. 

O programa italiano AICS prevê a aquisição futura de mais de 1.000 sistemas de combate blindados em 16 variantes. 

Além do clássico veículo de combate de infantaria, haverá versões antiaérea (Skyranger), de reconhecimento e antitanque. 

Todos os modelos terão design modular e o veículo de combate de infantaria Rheinmetall Lynx formará a base tecnológica. 

Foi acordada uma divisão de trabalho de 50:50 para a joint venture , com 60% das atividades a serem realizadas na Itália , incluindo integração, testes de aprovação, atividades de entrega e apoio logístico. 

No âmbito dos programas MBT e AICS, os sistemas de missão, suítes eletrônicas e integração de armas serão desenvolvidos e produzidos pela Leonardo de acordo com os requisitos do cliente italiano. 

A Rheinmetall já tem uma grande presença em Itália, operando sob três marcas e com um total de cerca de 1.500 funcionários em cinco locais em Itália, com vendas de cerca de mil milhões de euros.


KF-41 Lynx - Foto: Roberto Caiafa

Comentários

  1. Anônimo11:26 AM

    Acho o KF51-Panther caríssimo e não está nos planos do EB um carro tão caro , e o IFV dele também deve ser o olho da cara , mas o peso dele é ideal , além de que ele pode ser equipado com tubo de 130 mm na mesma torre , mas , sonhar ainda não foi taxado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...