Pular para o conteúdo principal

Novas Vozes na Defesa: Programação Especial Destaca Lideranças Femininas na Mostra BID Brasil 2024

ABIMDE promove debate sobre desafios e oportunidades para a Base Industrial de Defesa e Segurança

 

A Mostra BID Brasil, maior vitrine da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) nacional, inova em sua 8ª edição com uma programação que destaca a participação feminina no setor de Defesa. O evento, que será realizado de 03 a 05 de dezembro de 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, apresentará, no dia 4 de dezembro, às 10 horas, um painel conduzido por mulheres de destaque no governo, nas forças armadas, na academia e na indústria de defesa e segurança.

 


A iniciativa reforça o compromisso da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) em promover a inclusão de diferentes perspectivas nas discussões com o objetivo de alcançar a excelência da indústria nacional. A qualidade do público é um dos grandes trunfos da Mostra BID, com a presença de autoridades governamentais, embaixadores, adidos militares brasileiros e estrangeiros, além de delegações internacionais.

 

O painel, intitulado "BIDS: Desafios e Oportunidades para o Brasil", terá entre as debatedoras Perpétua Almeida, Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI. 

Ela trará sua experiência na esfera legislativa e no Ministério da Defesa com uma abordagem focada na industrialização sustentável. Perpétua explorará políticas públicas voltadas ao setor de defesa, fortalecendo o vínculo com o setor.

 

Outra painelista será a Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Dra. Heloisa Campos de Brito, que recentemente assumiu a presidência do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), e contribuirá com sua vasta experiência em segurança pública. 

Com mais de três anos à frente da Polícia Civil da Bahia, Heloisa atua como delegada desde 1996, e já ocupou diversos cargos estratégicos, como diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e corregedora-chefe, além de ter sido diretora da Academia da Polícia Civil (Acadepol). 

Sua trajetória e liderança no CONCPC trarão uma visão valiosa sobre o papel das forças de segurança na proteção da indústria nacional.

 

Sueli Sampaio Damin Custodio, professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), também integrará a mesa, trazendo sua experiência acadêmica e prática. Sueli é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT e lidera o InovaLab no ITA, onde pesquisa temas relacionados à inovação e empreendedorismo tecnológico. 

Sua abordagem aprofundará as oportunidades e os impactos das novas tecnologias na segurança e defesa, essenciais para a competitividade da BIDS.

 

Outra presença de destaque será Gulce Yigit, gerente de projetos da AEQ Aliança Eletroquímica Ltda. Sua carreira teve início em uma renomada empresa aeroespacial internacional, onde acumulou ampla experiência em gestão da qualidade, padronização de processos e certificações. 

Especialista em ferramentas para solução de problemas, Gulce trará ao debate uma abordagem prática sobre desenvolvimento e padronização, aspectos fundamentais para o avanço da indústria de defesa.

 

O painel contará ainda com a participação da advogada Talita Zanelato, membro-líder do Comitê de Segurança Pública da ABIMDE. 

O comitê, que tem como objetivo promover soluções tecnológicas para o setor de segurança, tanto no Brasil quanto no exterior, contribui diretamente para a discussão sobre os desafios e oportunidades enfrentados pela Base Industrial de Defesa e Segurança, tema central do debate.

 

"BIDS: Desafios e Oportunidades para o Brasil" será moderado pela Professora Heloisa Regina Guimarães de Menezes, economista com mestrado em Desenvolvimento Agrícola e doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais. 

Consultora, conselheira e professora convidada na Fundação Dom Cabral, Heloisa é especialista em inovação e economia digital. Em sua trajetória, ocupou cargos de destaque como Diretora da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diretora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Secretária de Desenvolvimento da Produção no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contribuindo significativamente para o fortalecimento do setor produtivo no Brasil.

 

Com a inclusão dessas lideranças, a Mostra BID Brasil 2024 destaca o impacto das lideranças femininas e amplia a discussão sobre os desafios e oportunidades que moldam um setor fundamental para a segurança e o desenvolvimento do Brasil. 

Ao integrar diferentes perspectivas, a Mostra busca impulsionar soluções práticas que contribuirão para um futuro mais sustentável para a Base Industrial de Defesa e Segurança, beneficiando todo o país.

 

Sobre a Mostra BID Brasil
Nesta edição, a Mostra BID Brasil conta com o patrocínio de importantes entidades, incluindo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a IDV (Iveco), além de Intelbras, Mac Jee, Siatt e Simtech. 

O evento também é viabilizado pelo projeto setorial Brazil Defense, coordenado pela ABIMDE em parceria com a ApexBrasil, com o suporte do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.

Sobre a ABIMDE
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) é reconhecida como legítima interlocutora da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. 

A entidade promove ações para valorização e fomento das empresas do setor nos mercados nacional e internacional e para o fortalecimento de políticas e programas que assegurem o desenvolvimento desta indústria. 

Dentre suas mais de 240 associadas, estão as principais empresas de Defesa e Segurança instaladas no País.

Sobre a ApexBrasil


A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. 

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Serviço: 

8ª Mostra BID Brasil


Painel: BIDS: Desafios e Oportunidades para o Brasil

Data: 04 de dezembro às 10 horas 

Local: Espaço ABIMDE no Estande da ABIMDE

Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021