A Polícia Rodoviária Federal (PRF) exibiu em suas mídias sociais, neste sábado (4/1), imagens das novas viaturas que serão utilizadas pelos grupos especializados da corporação.
Usando como plataforma a TrailBlazer 2024/2025 da GM, a viatura modificada recebeu blindagem que resiste a tiros de fuzil, um motor turbo-diesel 2.8 com 207 cavalos de potência e 52 mkgf de torque, equipamento rádio digitalizado de grande alcance e amenidades internas para auxiliar no dia a dia dos policiais rodoviários federais.
No site da GM Brasil, a versão civil desse veículo estaria sendo cotada em R$ 392.500,00.
O modelo foi batizado com o apelido de “Venom” – em referência a um personagem bizarro/alienígena das histórias em quadrinhos do Spider Man (Homem Aranha).
Segundo o curto texto publicado pela PRF "as viaturas apresentam design robusto e blindagem, garantindo maior segurança para as operações".
“A partir de 2025, a frota ganha um visual renovado, com cores discretas e não reflexivas. As novas viaturas unem eficiência operacional e identidade visual.”
Traduzindo, volta a combinação amarelo com branco e azul, porém com uma simbologia mais "de guerra", refletindo os enormes desafios que essas viaturas terão pela frente, como enfrentar as quadrilhas profissionais pesadamente armadas, que usam carros de luxo denominados SUV, equipados com metralhadoras 12,7mm improvisadas na parte traseira, para atacar e roubar blindados de transporte de valores em emboscadas nas estradas brasileiras.
Isso para citar uma das ameaças.
Outra de igual perigo é o chamado "Novo Cangaço", que ataca cidades pequenas para explodir caixas eletrônicos ou agências bancárias fazendo a população de reféns/escudos, empregando armamento e táticas militares.
Segundo vídeo da PRF, serão 700 viaturas, 600 adquiridas com orçamento próprio da corporação e 100 entregues numa parceria com a SENASP.
Boa notícia , PRF possa chega no Maranhão.
ResponderExcluir