Pular para o conteúdo principal

IACIT leva inovação em radares e tecnologia de defesa para a LAAD 2025

 IACIT leva inovação em radares e tecnologia de defesa para a LAAD 2025

A IACIT, referência em tecnologia para os setores de Defesa e Controle do Espaço Aéreo, participa da LAAD Defence & Security 2025 com um portfólio estratégico que reforça sua posição como uma das principais desenvolvedoras de soluções para vigilância, segurança e navegação aérea.

A empresa apresentará uma seleção de produtos que consolidam sua atuação em diferentes frentes da defesa e segurança. 

Entre os principais destaques estão os radares Além do Horizonte Skywave e Surface Wave, sistemas avançados de monitoramento que permitem a detecção de alvos a grandes distâncias e exercem papel estratégico na vigilância do espaço aéreo e marítimo.



Outra novidade será o lançamento do PAR 0100, radar de aproximação e precisão que garante operações mais seguras em aeroportos civis e militares.

A LAAD Defence & Security é o maior evento de defesa e segurança da América Latina que reúne expositores de diversos países e atrai milhares de visitantes, entre representantes governamentais, forças armadas e executivos da indústria de defesa.

“Para a IACIT, a feira representa uma oportunidade estratégica para expandir sua presença global, estabelecer novas parcerias e demonstrar sua capacidade de inovação tecnológica”, afirmou Luiz Teixeira, presidente da IACIT.

Radar Além do horizonte (OTH)

O radar OTH 0100 Surface Wave,  da IACIT, é o primeiro sistema de vigilância além do horizonte desenvolvido no Brasil. Esse radar utiliza ondas eletromagnéticas que se propagam sobre o mar, permitindo a detecção de embarcações a até 200 milhas náuticas da costa (aproximadamente 370 km).

Desde 2018, o radar está em operação no Farol de Albardão, no litoral do Rio Grande do Sul, contribuindo no combate ao tráfico de drogas, à pesca predatória e extração clandestina de recursos naturais, entre outras atividades ilegais em águas jurisdicionais brasileiras.

A IACIT apresentará também o OTH 0200 Skywave, uma tecnologia avançada capaz de detectar alvos a milhares de quilômetros de distância, muito após a linha do horizonte. Com o emprego de uma tecnologia inovadora, dominada por poucos países do mundo, o equipamento emite ondas que são refletidas pela ionosfera e retornam à Terra, permitindo monitoramento contínuo e em tempo real de grandes áreas oceânicas e do espaço aéreo. 

O desenvolvimento deste sistema representa um marco significativo para a defesa e segurança nacional.



Inovação

Outro destaque na LAAD é o radar PAR 0100, resultado de um processo de transferência de tecnologia com a empresa TC-Z, da República Tcheca. A capacidade de produção desse novo radar faz da IACIT a única empresa brasileira a oferecer um radar de aproximação e precisão adaptado às necessidades do país.

O PAR 0100 permite pousos seguros em condições meteorológicas adversas, fornecendo informações precisas aos pilotos durante a fase final da aterrissagem. A solução é essencial para aeroportos civis e militares, aumentando a segurança operacional e a eficiência do tráfego aéreo.



Outros projetos

A IACIT também exibirá novos projetos como o MUST (Multi-Sensor Urban Surveillance and Tracking), uma inovação para o monitoramento de aeronaves não tripuladas nos domínios UTM e UAM, como drones de entrega e eVTOLs. O sistema em desenvolvimento integrará dados de múltiplos sensores juntamente com inteligência artificial para rastrear alvos em tempo real, contribuindo para a segurança das operações de mobilidade urbana aérea.

Outro produto relevante é o DME 0200 (Distance Measuring Equipment), um equipamento essencial para a navegação aérea de precisão que funciona como backup da navegação GNSS para aeronaves. Desenvolvido com tecnologia nacional, o sistema fornece informações confiáveis sobre a distância entre aeronaves e estações terrestres, garantindo maior eficiência e segurança em operações aéreas.



Fazem parte, ainda, do portfólio soluções já reconhecidas e validadas, dentre elas o sistema DroneBlocker, solução para detecção e neutralização de drones em áreas sensíveis; o sistema Vigilante 0100 (ADS-B e Multilateração); o RMT 0200, radar meteorológico banda S em estado sólido; e a plataforma MIND (Meteorologia Integrada de Nowcasting para Decisores), que fornece informações meteorológicas em tempo real para otimização da tomada de decisão.

A participação da IACIT na LAAD 2025 reforça seu compromisso com a inovação e a soberania tecnológica do Brasil. O evento acontece de 1 a 4 de abril, no Riocentro (RJ).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

BAYRAKTAR KIZILELMA