Pular para o conteúdo principal

Saab atinge marco inédito em Inteligência Artificial com o Gripen E

A Saab, em colaboração com a startup de defesa alemã Helsing, anunciou a conclusão bem-sucedida dos três primeiros voos com a integração do agente de Inteligência Artificial (IA) “Centaur” a um caça Gripen E. 

Parte do “Projeto Beyond”, desenvolvido pela Saab, o primeiro voo foi realizado em 28 de maio e representa um avanço significativo na aplicação de recursos de IA em aeronaves de combate. 

O feito também reforça a capacidade diferenciada do Gripen E de realizar atualizações rápidas de software, sem comprometer os requisitos de segurança.



Durante os voos, o Gripen E cedeu o controle ao Centaur, que executou de forma autônoma manobras complexas em um cenário de combate seguindo o conceito BVR (Beyond Visual Range, ou além do alcance visual), sinalizando ao piloto o momento ideal para o disparo.

“Esse é um marco importante para a Saab, que demonstra nossa vantagem qualitativa em tecnologias sofisticadas ao fazer a IA atuar com sucesso no ambiente aéreo. A rápida integração e os testes de voo bem-sucedidos da IA da Helsing no Gripen E exemplificam o ganho acelerado de capacidade que nossa aeronave pode oferecer. Estamos entusiasmados em continuar desenvolvendo e refinando o uso desse e de outros agentes de IA, mais uma vez evidenciando como nossos caças superam as ameaças em um ritmo mais veloz do que elas podem evoluir”, afirmou Peter Nilsson, head de Advanced Programmes da unidade de negócios de Aeronáutica da Saab.

Graças ao design exclusivo do Gripen E, é possível operar com o software de IA embarcado e totalmente integrado sem a necessidade de restringir seu uso a campos de testes militares e sem depender de aeronaves experimentais (X-plane) para avaliações em voo.

“Por meio do Projeto Beyond e de outros programas, estamos aproveitando ao máximo o potencial do software para explorar rapidamente os limites entre o presente e o futuro. No segmento de software, não há gerações, apenas velocidade”, acrescentou Nilsson.

O terceiro voo, realizado em 3 de junho, teve como foco principal a performance do Centaur. 

Na ocasião, o sistema foi confrontado com uma aeronave Gripen D real em uma série de cenários dinâmicos de combate BVR, com integração de dados em tempo real a partir de sensores embarcados para rastrear a aeronave adversária.

A equipe também testou a adaptabilidade do Centaur variando distâncias iniciais, velocidades, ângulos de aproximação e até desativando dados de Comando e Controle (C2), com o objetivo de avaliar a robustez do sistema.

A equipe conjunta da Saab e da Helsing no Projeto Beyond foi estruturada para explorar como agentes de IA confiáveis podem ser utilizados em ameaças futuras. 

A próxima etapa inclui a análise dos dados de voo e o contínuo treinamento do Centaur para aprimorar ainda mais suas capacidades em combates BVR, com uma nova série de voos prevista para o restante desse ano.

O projeto, totalmente financiado pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV), integra o programa sueco de desenvolvimento de conceitos para futuros sistemas de caça. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...