São Paulo (SP), 25 de junho de 2025 - A Saab, empresa líder em defesa e segurança, celebra a entrada em operação do primeiro Centro Digital de Gerenciamento de Pátio da América Latina, recém-instalado no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, no Peru. O sistema começou a funcionar oficialmente no dia 1º de junho de 2025 e é operado pela DFS Aviation Services GmbH, com equipamentos e tecnologia fornecidos pela multinacional sueca.
A iniciativa representa um marco inédito para a região, pois proporciona ao operador aeroportuário Lima Airport Partners (LAP) uma solução de última geração para monitorar e gerenciar as operações em solo a partir de uma plataforma totalmente integrada com sensores de vigilância ADS-B, o sistema Autobahn de gestão de superfície o sistema TactiCall de integração de comunicação de voz e Torres Digitais equipadas com câmeras de alta definição, assegurando uma visualização digital completa da superfície do aeroporto.
“Esse é um momento único para o futuro da gestão de operações aeroportuárias na América Latina e Caribe. Com o Centro Digital de Gerenciamento de Pátio implementado em Lima, a região agora conta com o que há de mais avançado em gerenciamento de superfície nos aeroportos”, afirma Sergio Martins, Diretor de Gerenciamento de Tráfego Aéreo da Saab para América Latina e Caribe.
A relevância do projeto é destacada no relatório final da 22ª reunião do GREPECAS - Grupo Regional de Planejamento da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) para a América Central, do Sul e Caribe. Ao apontar a ausência generalizada de serviços e sistemas de gestão de pátio como um gargalo operacional, o documento recomenda a adoção de soluções adequadas de gerenciamento de pátio e vigilância de superfície para melhorar a capacidade aeroportuária na região – em substituição ao modelo europeu de A-CDM (Airport Collaborative Decision Making ou Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroportos, em português) replicado na região.
“Esse é um marco significativo para as nossas operações em Lima e, sem dúvida, contribuirá para tornar o aeroporto mais eficiente, em alinhamento aos principais terminais do mundo que já utilizam essa tecnologia de ponta. Buscamos constantemente a colaboração com nossos parceiros e, por meio do trabalho conjunto com a Saab, estamos avançando na consolidação do Aeroporto de Lima na liderança do movimento de modernização, tão necessário no setor de aviação”, diz Turgay Kircar, diretor de Operações da LAP. O primeiro voo operado sob o novo sistema foi o IB121 da Iberia, vindo de Madri, que pousou às 13h06 (horário local) no dia da inauguração.
Segundo Martins, a adoção desse modelo pela LAP mostra que os aeroportos podem assumir a gestão do pátio, conforme previsto pela regulação europeia (EASA 2020/1234), sem interferir no controle do tráfego aéreo nem nas intenções de voo das companhias aéreas.
“Pela primeira vez, temos uma solução que integra tecnologia de vigilância, automação e gestão colaborativa, adaptada às necessidades específicas da América Latina. Com essa iniciativa, a Saab inicia uma transformação profunda no mercado de operações em solo nos aeroportos latino-americanos”, complementa o executivo da Saab.
Para mais informações, por favor, entre em contato:
comunicacao.saab@owly.com.br
(11) 98164-4398
Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!