Pular para o conteúdo principal

Saab equipa primeiro Centro Digital de Gerenciamento de Pátio da América Latina no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima

 

Tecnologia pioneira eleva padrões de eficiência e segurança na aviação latino-americana, reforçando o papel da região na modernização do mercado global

Divulgação/Saab

São Paulo (SP), 25 de junho de 2025 - A Saab, empresa líder em defesa e segurança, celebra a entrada em operação do primeiro Centro Digital de Gerenciamento de Pátio da América Latina, recém-instalado no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, no Peru. O sistema começou a funcionar oficialmente no dia 1º de junho de 2025 e é operado pela DFS Aviation Services GmbH, com equipamentos e tecnologia fornecidos pela multinacional sueca.


A iniciativa representa um marco inédito para a região, pois proporciona ao operador aeroportuário Lima Airport Partners (LAP) uma solução de última geração para monitorar e gerenciar as operações em solo a partir de uma plataforma totalmente integrada com sensores de vigilância ADS-B, o sistema Autobahn de gestão de superfície o sistema TactiCall de integração de comunicação de voz e Torres Digitais equipadas com câmeras de alta definição, assegurando uma visualização digital completa da superfície do aeroporto. 


“Esse é um momento único para o futuro da gestão de operações aeroportuárias na América Latina e Caribe. Com o Centro Digital de Gerenciamento de Pátio implementado em Lima, a região agora conta com o que há de mais avançado em gerenciamento de superfície nos aeroportos”, afirma Sergio Martins, Diretor de Gerenciamento de Tráfego Aéreo da Saab para América Latina e Caribe.


A relevância do projeto é destacada no relatório final da 22ª reunião do GREPECAS - Grupo Regional de Planejamento da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) para a América Central, do Sul e Caribe. Ao apontar a ausência generalizada de serviços e sistemas de gestão de pátio como um gargalo operacional, o documento recomenda a adoção de soluções adequadas de gerenciamento de pátio e vigilância de superfície para melhorar a capacidade aeroportuária na região – em substituição ao modelo europeu de A-CDM (Airport Collaborative Decision Making ou Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroportos, em português) replicado na região.


“Esse é um marco significativo para as nossas operações em Lima e, sem dúvida, contribuirá para tornar o aeroporto mais eficiente, em alinhamento aos principais terminais do mundo que já utilizam essa tecnologia de ponta. Buscamos constantemente a colaboração com nossos parceiros e, por meio do trabalho conjunto com a Saab, estamos avançando na consolidação do Aeroporto de Lima na liderança do movimento de modernização, tão necessário no setor de aviação”, diz Turgay Kircar, diretor de Operações da LAP. O primeiro voo operado sob o novo sistema foi o IB121 da Iberia, vindo de Madri, que pousou às 13h06 (horário local) no dia da inauguração.


Segundo Martins, a adoção desse modelo pela LAP mostra que os aeroportos podem assumir a gestão do pátio, conforme previsto pela regulação europeia (EASA 2020/1234), sem interferir no controle do tráfego aéreo nem nas intenções de voo das companhias aéreas.


“Pela primeira vez, temos uma solução que integra tecnologia de vigilância, automação e gestão colaborativa, adaptada às necessidades específicas da América Latina. Com essa iniciativa, a Saab inicia uma transformação profunda no mercado de operações em solo nos aeroportos latino-americanos”, complementa o executivo da Saab.


Para mais informações, por favor, entre em contato:

comunicacao.saab@owly.com.br 

(11) 98164-4398

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 25.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações. A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...