Pular para o conteúdo principal

Amaro Aviation será cliente-lançadora do helicóptero Agusta AW09 no Brasil


Companhia escolheu modelo por sua versatilidade, modernidade e excelente relação custo-benefício

São Paulo, julho de 2025 – A Amaro Aviation, referência em aviação executiva no Brasil, será a cliente-lançadora do helicóptero Agusta AW09 no país, da fabricante Leonardo. O anúncio reforça o posicionamento da companhia em apostar em tecnologia de ponta, segurança operacional e aeronaves versáteis, adequadas a múltiplas missões. A empresa estreou no segmento de asas rotativas no início deste ano. A compra da aeronave é uma parceria entre a Amaro Aviation e a Gualter Helicópteros.

Segundo João Mellão, COO da Amaro Aviation, a escolha do AW09 reflete uma análise criteriosa de performance e robustez: “O que nos chamou a atenção no modelo foi a segurança, a robustez, a questão de ter uma marca como a Agusta por trás de tudo isso, o que nos dá segurança na certificação também da aeronave aqui no Brasil. O AW09 tem aviônicos modernos, piso plano e é multimissão. Para nós, estrategicamente, o custo-benefício também foi muito bom. Tudo isso englobou na tomada de decisão”.

O AW09 é um helicóptero monomotor de nova geração, originalmente desenvolvido pela suíça Kopter Group (como SH09) e incorporado à Leonardo Helicopters em 2020. Com capacidade para um piloto e até sete passageiros, o modelo oferece cabine espaçosa com piso plano, ampla visibilidade, motor Safran Arriel 2K (1.000 SHP), velocidade de cruzeiro de 260 km/h, autonomia de até 5 horas e alcance aproximado de 800 quilômetros.

Projetado para ser altamente versátil, o AW09 pode ser configurado para missões EMS, transporte VIP, utilitário ou segurança pública. Sua arquitetura moderna prevê integração futura de sistema fly-by-wire e foco em redução de custos operacionais e manutenção facilitada. O motor, por sua vez, é compatível com combustíveis sustentáveis (SAF), alinhando-se às demandas ambientais atuais.

O modelo encontra-se em fase avançada de testes com o protótipo PS4, com certificação pela agência europeia de aviação (Easa) prevista para 2025 e entregas a partir de 2026. A Amaro Aviation acompanhará de perto esse processo, antecipando-se às inovações do mercado e reafirmando o compromisso com a excelência em mobilidade aérea.

Mais sobre a Amaro Aviation

Fundada em 2021 por Marcos Amaro, João Mellão e Ksenia Kogan Amaro, a Amaro Aviation é uma empresa privada de aviação executiva localizada em São Paulo (SP) que oferece serviços de fretamento, táxi-aéreo, compartilhamento e gerenciamento de aeronaves. 

No começo de 2024, oficializou sua estreia no segmento de asas rotativas com o Bell 429. Também firmou um contrato de aquisição exclusivo com a Gualter Helicópteros para a introdução no Brasil do helicóptero suíço AW09, fabricado pela Leonardo, tornando-se o cliente-lançador do novo modelo no país. 

Mais informações: www.amaroaviation.com 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...