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Cerimônia do Corte de Aço para a Nova Geração de Embarcação de Patrulha de Assuntos Marítimos com Propulsão Assistida por Vento

 1. Novo Veleiro de Patrulha de Assuntos Marítimos de Nova Geração (PAM): Da Assinatura do Contrato à Cerimônia de Corte do Aço

Após a vitória na licitação em dezembro de 2024 e o anúncio oficial em janeiro de 2025, o projeto do Navio Patrulha de Assuntos Marítimos de Nova Geração (PAM) com propulsão assistida por vento alcançou um marco decisivo. 



 No dia 18 de setembro ocorreu o primeiro corte de aço, simbolizando a transição da fase de design para a construção ativa deste navio inovador.

2. Avanços Técnicos 2025

A equipe de arquitetos navais e engenheiros marinhos da MAURIC completou o estudo detalhado de arranjo da embarcação, incluindo um loop de otimização para o posicionamento ideal das velas. 

 Esta fase também possibilitou a finalização do desenvolvimento dos sistemas de estabilização ativos e passivos, através de cálculos de comportamento em mar realizados para otimizar o tanque anti-rolagem com efeitos de superfície livre e estabilizadores de aleta ativos.

A otimização da proa bulbosa por meio de dinâmica de fluidos computacional (CFD) refinou o desempenho hidrodinâmico do casco. 


Esses estudos de CFD otimizaram a resistência através da água e definiram o sistema de controle de trim ativo da embarcação em andamento, confirmando uma velocidade de cruzeiro híbrida de 10 nós e uma velocidade máxima superior a 18 nós. 

Esta configuração garante a eficiência energética desejada para esta embarcação com uma pegada ambiental reduzida.

3. Construção em Andamento

A fase de design estabeleceu a sequência de montagem em oito blocos modulares. A imagem abaixo ilustra a estrutura detalhada do primeiro bloco, localizado no terço dianteiro do casco da embarcação.



Sua preparação para corte está sendo concluída na Socarenam em Boulogne-sur-Mer. O início do corte do primeiro aço marca o começo concreto da fabricação, mantendo assim o cronograma de construção para entrega planejada no segundo semestre de 2027.

Este grande projeto demonstra a excelência da engenharia naval francesa no desenvolvimento de soluções marítimas sob medida, combinando desempenho operacional com inovação ambiental.



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